Alunos da rede municipal se destacam no Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu

16/07/2015 10:43:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Moisés Bruno

Atletas treinam para próximas competições

A equipe Jiu-Jitsu do Colégio Municipal do Sana está fazendo bonito no tatame. Depois de conquistar três medalhas no Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu, no último final de semana, no Centro de Educação Física da Marinha do Rio de Janeiro, os atletas treinam para as competições que acontecerão a partir do mês de agosto: Sul Americano de Jiu-Jitsu, Copa do Mundo e Pan Americano da modalidade.

A equipe “Força da Floresta do Sana”, com 42 alunos e 22 representantes da comunidade (pais de alunos e moradores das adjacências do colégio) se destacou no Campeonato Mundial promovido pela Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Olímpica. Dos cinco atletas representantes, três conquistaram medalhas de primeira e terceira colocação.

Os vencedores são o aluno de faixa branca, Jonathan Souza Miranda, 14 anos, que ganhou medalha de ouro na categoria pena (até 52,5 quilos) e Thomaz Daut, 15 anos, que faturou a medalha de bronze da categoria pesado (até 69 quilos). O campeonato também teve como campeão na categoria pena, o professor da equipe André Serrano, 43 anos. Vencedor da medalha de ouro, Serrano observou que o projeto ministrado no colégio apresenta resultados positivos.

- Estamos satisfeitos com as conquistas e com o retorno do programa no desenvolvimento integral dos participantes. Nosso objetivo não é formar campeões, mas contribuir para a formação de pessoas de bem, ou seja, cidadãos. Além de qualidades físicas, o esporte trabalha em prol de valores como respeito, disciplina e caráter, disse.

O Jiu-Jitsu no Colégio Municipal do Sana faz parte do programa "Esporte em Ação", uma parceria entre a Odebrecht Óleo & Gás e a rede municipal. A intenção é contribuir para melhoria das condições de vida de crianças e adolescentes e fortalecer a relação entre comunidades e escolas, além de promover a cultura de paz. A iniciativa visa a inclusão social, desenvolvimento físico e emocional, fortalecimento da convivência familiar e comunitária, melhoria do rendimento escolar e retorno para escola, afastando as crianças e adolescentes de ambientes de vulnerabilidade e exposição.

Satisfeito, o secretário de Educação, Guto Garcia, afirmou que o programa está alcançando o elo entre a família e a escola. “Os alunos que se dedicam aos esportes ficam mais concentrados e disciplinados. A atividade esportiva, bons sonos e alimentação ajudam no processo de ensino”, ressaltou.

No “Esporte em Ação”, os alunos aprendem a arte marcial e se comprometem a melhorar o rendimento escolar. Segundo o professor André Serrano, o trabalho tem o apoio da direção da unidade. “Os alunos recebem acompanhamento. Observamos as notas, frequência e o comportamento dos alunos que melhorou após ingressarem nas aulas. A contrapartida para fazer parte do programa é se dedicar aos estudos”, frisou.

Reconhecida no país, a "Força da Floresta do Sana" acumula premiações em campeonatos promovidos nos últimos seis meses como Fest Verão de Macaé, com seis medalhas de ouro, cinco de prata e uma de bronze e o II Desafio de Jiu-Jitsu Macaé que faturou três medalhas de ouro e duas de prata.

As aulas de Jiu-Jitsu acontecem no auditório da unidade municipal às segundas, quartas e sextas-feiras. As aulas são ministradas às 17 horas para alunos de seis a 14 anos e, a partir dessa faixa etária, às 19h30. A coordenação do programa também promove treinamento funcional que contribui com a qualidade de vida dos pais, responsáveis, familiares e moradores com foco na adequação física dos participantes. “Os alunos do treinamento funcional são empenhados. Eles fazem exercícios específicos com suporte de materiais como bola de pilates, fita de suspensão e plataforma de equilíbrio”, pontuou o professor.

História - O Jiu-Jitsu é uma das artes marciais mais antigas. A modalidade atravessou as fronteiras da China e se desenvolveu no Japão. Mitsuo Maeda trouxe a arte para o Brasil e foi ensinada à família Gracie, que a aprimorou no país.


Fotos Relacionadas