Alunos da rede municipal visitarão Ciranda Literária de Macaé

06/08/2015 16:59:00 - Jornalista: Joice Trindade

Alunos da rede municipal de ensino participarão nesta sexta-feira (7) da 3ª Ciranda Literária de Macaé (CLIM). A programação receberá visitas de alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental, nos turnos da manhã e tarde. Durante a programação eles conhecerão contadores de histórias e editores. Eles também participarão de oficinas de contação de histórias, saraus, bate-papo com os escritores Cláudia Nina e Marciano Vasques. A Ciranda, que vai acontecer até domingo, na Praia de Cavaleiros, tem como tema “Os sabores da língua”.

Alunos das unidades municipais Coquinho, Therezinha Carvalho e Fazenda Santa Maria visitarão a CLIM no turno da manhã. Na ocasião, eles terão a oportunidade de melhor conhecer a obra “Nina e a lamparina” da escritora, crítica literária e jornalista, Cláudia Nina. Já no turno da tarde, a partir das 13h, estudantes das escolas municipais Eraldo Mussi, Dolores Garcia e Paulo Freire terão a chance de se envolver no mundo da literatura e ter contato com os livros do educador, escritor e poeta Marciano Vasques.

O evento é um projeto de ação cultural que visa promover a leitura e a literatura, por meio do intercâmbio de conhecimentos entre educadores, escritores regionais e a produção nacional, contribuindo assim para a formação do público leitor. Além da literatura, a CLIM contará com chefs de cozinha consagrados.

Para o secretário de Educação, Guto Garcia, a participação dos estudantes na programação literária visa contribuir com o processo educacional. “O aluno que se dedica à leitura e à escrita tem melhor compreensão do mundo em que vive. A CLIM será importante para estudantes e professores”, disse.

Já a subsecretária de Educação na Saúde, Cultura e Esporte, Andrea Martins, destacou que o evento será inesquecível para os alunos. “A CLIM será uma festa que beleza e as artes da literatura e gastronomia. Um dos fatores positivos é que os alunos terão maior contato com os escritores, cujas obras foram trabalhadas em sala de aula. Diante disso, o debate, exposição e argumentação apresentados pelos alunos na Ciranda Literária serão valiosos para o ensino e a aprendizagem. A CLIM será um momento ímpar para os estudantes”, finaliza.