Alunos da Uenf têm encontro com contadores de história de Macaé

10/05/2019 16:52:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Divulgação

O encontro foi de troca de experiências e aconteceu na Cidade Universitária

Alunos do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), de Campos dos Goytacazes, estiveram em Macaé, nesta sexta-feira (10), participando de encontro com o grupo Contadores de Histórias/Historiarte, da Secretaria Municipal de Educação. O objetivo foi conhecer de perto as atividades de linguagens trabalhadas pelo grupo que podem ser utilizadas em sala de aula. O encontro foi de troca de experiências e aconteceu na Cidade Universitária.

Os alunos foram acompanhados da professora Vera Lúcia Deps, doutora em Educação, que quis saber como são as professoras do Historiarte dentro das salas de aula antes de formarem o grupo e depois dele. Houve dinâmicas em grupo e as contadoras da Prefeitura de Macaé falaram do curso “A Arte de Contar Histórias”, que o município oferece a toda a comunidade apresentando os quatro pilares corpo, voz, olhar e o texto que sempre deve ser respeitado.

“Nossa formação visa despertar a sensibilidade e a criatividade, proporcionando a interação do público, sempre respeitando o autor e a sua obra. A contação de histórias envolve todas as pessoas e áreas e contribui também para amenizar a depressão. Temos relatos neste sentido de pessoas que participaram dos nossos cursos”, disse a professora e contadora de histórias Margarida Maria Barcelos Souza Olive que compõe o grupo com Cristina Carvalho Moreira, Gisele Souza Monteiro e Rosane Miranda.

Flaviá Piccon, da Secretaria Municipal Adjunta de Qualificação Profissional e do Ensino Médio, informou que o encontro foi promovido em parceria do Centro de Formação Carolina Garcia (CFCG), da Qualificação, e a Educação Básica e Inclusiva com o curso da Uenf Pedagogia Licenciatura/Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), ação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) que visa incentivar e fomentar a oferta da educação superior.

“Este encontro foi importante para a troca de experiências e mostrar que o trabalho da Educação de Macaé está chegando a outros municípios e instituições. As atividades dos contadores de história chamaram a atenção da professora de Pedagogia da Uenf que quis trazer os alunos aqui para conhecerem como as atividades funcionam e como podem auxiliar no ensino-aprendizagem”, destacou Flaviá Piccon.

Os alunos mostraram interesse pelo curso “A arte de contar histórias”, que começou em março e termina em 27 de junho, com 60 horas/aula e duas turmas, às quartas e quintas-feiras, ministrado por Margarida. O curso é oferecido, gratuitamente, pelo CFCG, bem como outros. Quem quiser mais informações sobre os cursos pode entrar no site do Centro.