Alunos de Cuba e da Cidade Universitária trocam experiências em Medicina

27/08/2009 18:46:52 - Jornalista: Douglas Fernandes

Foto: Ana Chaffin

Estudantes elogiam grade de ensino voltada para saúde básica e a comunidade

Sete alunos brasileiros que atualmente cursam a Faculdade Latino Americana de Medicina de Cuba (ELAM) visitaram o município nesta quinta-feira (27) conhecendo a rede de educação e saúde. O objetivo foi trocar experiências com os novos alunos da Cidade Universitária, que cursam as graduações na área de saúde da UFRJ (Medicina, Enfermagem e Nutrição). Para eles, a passagem pelo município superou as expectativas, reforçando para a secretária de Educação e vice-prefeita Marilena Garcia, o interesse do município em implantar um intercâmbio entre os alunos dos dois países.

Os estudantes ficaram satisfeitos com o pioneirismo do município em implantar uma grade curricular diferenciada, por meio da parceira com a UFRJ focada principalmente na atenção à saúde básica.

- Foi muito bom saber que a prefeitura de Macaé e a UFRJ estão inovando com esses cursos em Macaé. Isso coloca os alunos com o mesmo pensamento da ELAM: cuidar da saúde da população focando a pessoa e não a doença, disse Marcos Vinícius que cursa o primeiro ano da escola da ilha.

A comitiva que visitou o município foi formada ainda pela presidente da Associação de Pais de Alunos de Medicina em Cuba, e do assessor especial da secretária estadual de Assistência Social, Benedita da Silva, Mauro Alemão.

Selecionados para cursarem a ELAM através de um convite do próprio país, eles falaram sobre o sistema de ensino que a escola cubana oferece e os resultados obtidos até o momento. “Estamos, desde o primeiro ano em contato com a comunidade. Ao lado dos “Médicos da Família” acompanhamos o trabalho dos médicos e passamos a ter um vínculo mais próximo com a realidade de cada família e de sua localidade” completou Marcos.

A agenda de visita dos alunos foi iniciada com uma recepção na secretaria de educação durante a manhã, onde Marilena Garcia representando o prefeito Riverton Mussi, apresentou os jovens à sua equipe e aos demais integrantes da comitiva macaense que foi em Cuba no mês de maio: a subsecretária de Políticas para as Mulheres, Vânia Deveza, o presidente da Orjure,Igor Sardinha, o subsecretário de Saúde, Edilson Simões, e representando a primeira dama e presidente do Capo, Márcia Moraes, Viviane Pinheiro.

- A necessidade de se trocar experiências com esses estudantes não se mostra apenas na área da educação e da saúde, mas sim na visão social, democrática e humana, de saber como as relações de trabalho são desenvolvidas em Cuba, avaliou Marilena, que já desenvolveu em Cuba um trabalho social.
Os jovens brasileiros queestudam em Cuba visitaram os programas do município “Saúde da Família” no bairro Aroeira, Virgem Santa e Praia Campista e em seguida os Colégios Estadual Municipalizado Coquinho na Praia Campista, e o Teotorino de Luna, na Virgem Santa.

À tarde foram recepcionados no Hospital Público de Macaé (HPM). Segundo a estudante Maila Sousa, o HPM é um exemplo de local preparado para o atendimento no município. “Fiquei surpresa em saber que o hospital serve de referência na região e tem uma estrutura completa. Não deve nada a alguns hospitais do Rio de Janeiro”, avaliou.

A visita foi encerrada com um encontro na Cidade Universitária com os alunos dos cursos de Medicina, Nutrição e Enfermagem. Marilena Garcia ao abrir o encontro, disse que os novos alunos estão vivenciando um momento único, de transformação no modo de ensino superior e na relação do ensino com o município.

- Vocês fazem parte da mudança dessa cidade, e daqui a alguns anos perceberão a contribuição que poderão oferecer ao município. Contem comigo para melhorarmos ainda mais a qualidade de vida desse município, disse Marilena.

Ao final todos os alunos revelaram a satisfação de terem conhecido as ações que o município está implantando na educação municipal. Os jovens estudantes ficarão no país até o final do mês em férias, quando retornarão à Cuba para o segundo semestre do ano na ELAM.