Alunos de curso técnico da prefeitura têm aulas em locais de proteção ambiental

17/02/2009 09:43:20 - Jornalista: Grazielle de Marco

Foto: Divulgação

Alunos visitaram Parque de Jurubatiba

Alunos do curso de Impactos Ambientais e Legislação, do Centro de Educação Tecnológica e Profissional da prefeitura (Cetep), tiveram uma aula diferente no último final de semana. Eles participaram do projeto Conhecer para Preservar, fruto de parceria entre a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo, Secretaria Executiva do Fórum Permanente da Agenda 21 e gerência de Proteção Ambiental da Guarda Ambiental, com apoio da empresa Odebrecht. Durante a aula, os estudantes visitaram diferentes áreas de interesse ambiental do município.

Durante a expedição ecológica, os 15 alunos do curso visitaram o Morro de Sant`Anna, Canal Macaé/Campos, Franco II, Aterro Sanitário, Portal do Parque Nacional de Jurubatiba e a Lagoa de Jurubatiba. "Nosso objetivo é mostrar a relação da cidade com essas áreas", disse Pedro Costa, instrutor do curso, que explicou a relação da cidade com o Rio Macaé. "Como diz o hino, a cidade fica localizada onde o rio se encontra com o mar. Tudo o que ocorre com a Bacia afeta a cidade. Por isso, toda a área sofre influência das marés", destacou.

A aula foi aprovada pelos alunos, que ressaltaram a importância de terem ido a campo, verificar na prática o que aprenderam na teoria. "Adorei a expedição. Só fiquei triste com o estado de preservação do Parque de Jurubatiba, que eu já conhecia há 16 anos e faz parte da minha vida", disse a aluna Lêda Barcelos. "Hoje tive a oportunidade de conhecer lugares que eu nunca tinha ido, apesar de ser macaense. Aulas como essa são essenciais", completou Viviane Barcelos, aluna do curso.
Para participar do projeto Conhecer para Preservar ou obter mais informações os interessados devem procurar a Agenda 21, localizada na rua Doutor Télio Barreto, número 583.

O curso de Impactos Ambientais e Legislação faz parte do Programa de Desenvolvimento Social de Macaé e Região (Prodesmar), do qual o Cetep é o executor. Também fazem parte do projeto a Duplicação da rodovia RJ-106, no trecho Rio das Ostras-Macaé, Projeto Monitoramento por Câmeras e Despacho de Viaturas (novo 190) e o Planejamento Estratégico da Região Norte Noroeste.

O Prodesmar consiste na implantação, ao longo de um ano, de 54 cursos de capacitação profissional não diretamente ligados à indústria do petróleo com 5.740 vagas para moradores de área de alto risco social.