Alunos de Macaé recebem premiação da 2ª Olimpíada Brasileira de Matemática

21/06/2007 13:54:45 - Jornalista: Samanta Fernandes - estagiária

Na manhã desta quinta-feira (21), vinte e dois alunos de escolas municipais e estaduais do município receberam certificado de menção honrosa pela participação na 2º Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). A cerimônia aconteceu no Centro Macaé de Cultura, a partir das 10h, com presença da secretária de Educação, Milmar Pinheiro.

A OBMEP é uma promoção do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência e Tecnologia, em parceria com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e com a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), responsáveis pela Direção Acadêmica.

- Queremos distribuir mais bolsas de estudos para os alunos da cidade com o apoio da prefeitura, pois são estudantes excepcionais que merecem essa ajuda. Se a parceria entre a OBMEP e o município acontecer iremos implantar um curso de Matemática em Macaé e em outras cidades da região, como Rio das Ostras - complementou o coordenador regional da OBMEP, Júlio Canille.

Dentre os alunos premiados estava Douglas Vieira Silva Filha, do Colégio Municipal Profª Maria Isabel Damasceno Simão, vencedor estadual da 2º OBMEP nível 2 – que reúne alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental. Além do certificado, ele recebeu bolsa de estudos para fazer um curso de Matemática, em Campos, aos sábados, a partir de agosto.

- Gostei de participar do concurso e também de ganhar a bolsa para continuar estudando Matemática. Me senti privilegiado. Gostaria de agradecer aos governos municipal e estadual pela bolsa, aos meus pais, meus professores e a escola pelo apoio - explicou Douglas.

O estudante e coordenador da OBMEP em Macaé, Flávio Ornellas, afirmou que essa olimpíada é uma forma de incentivar os alunos a estudarem Matemática. “Essa é uma área discriminada e poucas pessoas se interessam por ela. Muitos talentos passam despercebidos dentro das salas de aula e através da olimpíada podemos descobri-los”, afirmou Ornellas.