Alunos de saúde da Cidade Universitária iniciam aulas em comunidades

09/10/2009 14:58:52 - Jornalista: Andréa Lisboa

Foto: Divulgação

Alunos visitaram unidades da rede municipal de Saúde

Alunos do primeiro período dos cursos de Medicina, Nutrição e Enfermagem da Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ, saíram da Cidade Universitária de Macaé na última quinta-feira (8) para sua primeira aula em campo. Turmas mistas se dividiram entre a escola Coquinho, o Posto de Saúde da Família da Praia Campista e da Virgem Santa. A UFRJ adotou em Macaé um modelo inédito de cursos na área de saúde.

O objetivo é a formação de profissionais mais generalistas, voltados para o atendimento básico, para a educação em saúde e para a prevenção. Diferentemente dos cursos tradicionais, os alunos vão a campo desde o primeiro período. Além disso, as aulas integram os estudantes das três áreas, buscando formar um profissional de saúde mais completo.

A secretária de Educação e vice-prefeita de Macaé, Marilena Garcia, ressalta que essa iniciativa é pioneira. “As graduações serão direcionadas para a integração entre o universitário e a comunidade. Elas serão voltadas para a Atenção Básica, na qual os universitários atuarão inicialmente nas comunidades. A idéia da Universidade é orientar os futuros profissionais a buscarem projetos e ações que atendam os anseios e necessidades da população”, disse.

Segundo a mestre em pneumologia pela UFRJ, Ana Lúcia Maranhão, que é uma das coordenadoras - adjuntas do curso de Medicina da UFRJ, essa proposta curricular partiu de uma determinação conjunta dos Ministérios da Saúde e da Educação. “No Brasil existem apenas duas ou três faculdades aplicando o novo modelo didático, sendo esses (de Macaé) os primeiros cursos da UFRJ”, destacou.

- Eles prestaram vestibular para Medicina, Nutrição ou Enfermagem e agora estão vendo todos esses aspectos juntos. O ganho é muito grande. Eles serão profissionais diferenciados, completou Ana Lúcia.

Para a coordenadora, as comunidades no futuro se beneficiarão com essa nova proposta de formação profissional e desde já estão lucrando. Somente no PSF da Praia Campista serão 15 alunos auxiliando no atendimento à comunidade e a intenção da universidade é estender a prática para outros postos do município. Nesta primeira fase, os estudos estão mais direcionados às crianças em idade escolar.

Somam-se a isso, algumas aulas expositivas nos PSFs e na Escola Estadual Municipalizada Coquinho que serão abertas à clientela e aos agentes comunitários. “O ganho será grande para os dois lados”, considera Ana Lúcia. Ela explicou que a primeira aula integra uma programação de cinco visitas a esses campos. Depois disso, os grupos serão trocados e farão mais cinco aulas.

Nessas aulas, os estudantes observarão a ambiência dos locais e seu entorno; as famílias e conhecerão na prática os programas desenvolvidos pelos postos com relação às doenças crônicas, às crianças e às gestantes. “Eles estão preparando melhores profissionais para atender às próximas gerações”, avaliou a enfermeira Irma Kovacs, gerente do PSF da Praia Campista.

Para a estudante do curso de Medicina, Anna Carolina Maurício, 25 anos, o novo modelo curricular favorece a aprendizagem. “Tendo contato com as comunidades desde o primeiro período, conciliamos melhor a teoria e a prática”, observou.

Os alunos que ingressaram em agosto na Cidade Universitária têm entre 17 e 35 anos de idade. Dos 30 estudantes de Medicina, 10 são de Macaé e os demais, a maior parte de municípios do entorno e alguns do Rio de Janeiro e até de Minas Gerais. Os cursos da área de saúde da UFRJ do campus Macaé são ministrados por professores em sua maioria com doutorado, todos possuem mestrado.