Alunos de Sistema de Informação iniciam projeto de extensão na ONG Catalunya em Missão

17/04/2009 10:49:51 - Jornalista: Douglas Fernandes

Foi iniciado, nesta semana, o projeto de Inclusão Digital na ONG Catalunya em Missão, onde alunos aprovados no processo seletivo de bolsas para atividades de extensão do curso de Sistema e Informação da Cidade Universitária serão monitores. Ao todo, foram selecionados 14 inscritos que serão assistidos pelo Centro de Extensão Universitária e Sociedade (Centrexs), da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura.

As bolsas para o projeto de inclusão digital têm duração de nove meses. Os alunos desenvolverão suas atividades em uma das três sedes que a ONG possui em Macaé (Morro do Santana, Botafogo e Fronteira) na parte da manhã e à tarde. A secretária municipal de Educação e vice-prefeita, Marilena Garcia, destacou que esta é mais uma ação de integração entre os universitários que estudam gratuitamente na prefeitura com a comunidade, anunciando que outros projetos como esse serão implantados nos próximos meses.

Para o bolsista e estudante de Sistemas de Informação Alyson Bernardes, o trabalho de monitor tem sido gratificante. “Através dessa atividade de extensão me sinto satisfeito em poder aprender e contribuir para que jovens e idosos de localidade carentes possam receber a cidadania que merecem”, declarou.

Os alunos foram recebidos pela presidente da ONG, Helena Vaz, pela coordenadora do curso de Informática, Simone Nascimento, além do idealizador e fundador da entidade, padre Pedro Cavas. Foi apresentado um vídeo institucional da Catalunya sobre os 17 anos de trabalho junto à comunidade e, em seguida, os alunos foram informados do cronograma de atividades que será aplicado aos assistidos pela Cami.

Ao falar com os monitores a presidente da Catalunya em Missão ressaltou a importância do comprometimento dos envolvidos nesse projeto social. “Vocês serão agentes de integração, levando o acesso à informática e cidadania, uma ferramenta indispensável no mundo de hoje. Esperamos que essa experiência possa ser compensadora para vocês e nossos alunos”, disse Helena.

A coordenadora Larissa Rodrigues explicou que o objetivo do projeto de bolsas para os cursos de extensão é inserir o futuro profissional da instituição nas questões sócio-econômicas e culturais do município, tornando-o parte de uma iniciativa que tem com proposta de construção de cidadania, através da integração entre universidade de e sociedade.