Alunos de teatro fazem leitura no palco para falar de feminicídio

28/06/2019 10:37:00 - Jornalista: Marilene Carvalho

Foto: Divulgação

Os alunos Dayanna Leal e Marcelo Fonnseca interpretarão a obra “Paso de dos”, de Eduardo Pavlovsky

Os alunos do curso técnico de teatro marcam presença na mostra semestral da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (Emart), da Prefeitira de Macaé, com atuação no Teatro Municipal, dias 1 e 2 de julho, às 20h. A obra “Paso de dos”, de Eduardo Pavlovsky, tem como pano de fundo a Argentina recém-saída da ditadura militar (1990) e como destaque a tortura, um tema recorrente do autor. A trama desemboca nas estatísticas do feminicídio apontadas nos dias atuais em toda a América Latina.

O texto levou a construção de um espaço claustrofóbico, palco de uma relação violenta, opressiva, obsessiva, abusiva, visivelmente patológica. Pavlovsky problematiza esse tipo de relacionamento assinalando momentos de perda da humanidade dos dois envolvidos; ela só possui uma contrapartida para manter-se nesta relação que, no entanto, não a conduz à própria libertação.

A apresentação levará ao palco os alunos Dayanna Leal e Marcelo Fonnseca, mostrando o resultado das aulas de Leitura Dramatizada, disciplina ministrada pela professora Cassia Gomes. Ela comenta que a experiência levou a uma interessante descoberta: “Na nossa sala de ensaio não detectamos apenas um casal saído dos porões da ditadura; Dayanna e Marcelo, que representam os personagens da obra, insistem que esse casal vive atualmente nos inúmeros relacionamentos que desembocam nas estatísticas do feminicídio”.

A apresentação será diferenciada, o público ficará no palco próximo de onde acontece a encenação. Por este motivo, há poucos ingressos disponíveis e a retirada gratuita deve ser realizada na bilheteria do teatro na terça-feira (2), a partir das 9h. "Somente poucas pessoas em cada apresentação vão ter a oportunidade de dividir conosco a experiência vivenciada em “Pasos de dos”. A arte teatral mais uma vez nos proporciona um espaço próprio de voz e de expressão, usando o palco como trunfo de plateia”, diz a coordenadora de artes cênicas da Emart, Sheila Juvêncio.

O Teatro Municipal de Macaé fica avenida Rui Barbosa, 780, Centro.