Alunos do CMI têm aula inaugural em nova sede na Cidade Universitária

19/02/2014 17:40:00 - Jornalista: Funemac – Assessoria de Comunicação

Um grande "welcome" dava as boas-vindas aos alunos na aula inaugural do Centro Municipal de Idiomas (CMI), da prefeitura, na tarde desta quarta-feira (19), no novo espaço, na Cidade Universitária. Os alunos foram recepcionados pelo presidente da Fundação Educacional de Macaé (Funemac), Gleison Guimarães, e professores do centro, que destacaram do futuro que esses jovens, que aprendem uma nova língua, terão nos mercados acadêmico e de trabalho.

O presidente da Funemac enfatizou a importância de aprender línguas, principalmente em um município como Macaé que cresce e recebe pessoas e empresas do mundo todo, atrativo para aumentar os adeptos pelos estudos de idiomas. E já deu uma tarefa de casa aos alunos do CMI: pensarem juntos num layout para ser usado no uniforme que, futuramente, poderá ser adotado pela unidade.

- O projeto do CMI pode ser ampliado, pois já tem uma história no município e depende de vocês seguirem a escolha que fizeram de estudar outra língua. Na Cidade Universitária há ainda a oportunidade de conhecer os diversos cursos oferecidos gratuitamente pela prefeitura na FeMASS, a faculdade pública municipal, e também nas parceiras UFF e UFRJ. É um processo muito importante na formação cidadã. Na minha época de estudante tive de sair daqui para estudar e voltei depois de formado. Hoje vocês têm tudo na cidade e num só espaço e devem aproveitar todo esse aprendizado de qualidade - disse Gleison Guimarães.

Mariana Bardasson, 15 anos, aluna do 9º ano e moradora no Parque Aeroporto, ainda não sabe qual faculdade fará, mas já está de olho no mercado de trabalho. Ela também defende que o CMI deve ter uniforme para facilitar a identificação dos alunos dentro do campus e oferecer a ideia de pertencimento a um trabalho importante que está sendo realizado pela prefeitura.

- Faço Inglês no CMI porque quero aprender essa língua que é importante para eu conseguir um bom emprego depois – disse.

O CMI oferece, gratuitamente, aulas de inglês e espanhol, é vinculado ao Centro de Extensão e Sociedade (Centrexs), da Funemac, e funciona em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Tem, atualmente, quase 300 alunos, os professores são concursados da rede municipal e passaram também por um processo de seleção interno para dar aulas no CMI. O centro foi criado para atender, prioritariamente, alunos da rede pública de ensino. Quem precisar de informações sobre o CMI pode procurar a secretaria da Superintendência Acadêmica da Funemac, no terceiro andar do prédio administrativo, na Cidade Universitária, à rua Aloísio da Silva Gomes, 50, bairro Granja dos Cavaleiros.