Alunos do EJA participam de palestra na Escola Engenho da Praia

29/09/2009 09:39:44 - Jornalista: Joice Trindade

Será realizada nesta quarta-feira (30), às 19h, na Escola Municipal Engenho da Praia, uma palestra sobre “A história da África e Cultura Afro-Brasileira”, para os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A programação faz parte do projeto Africanidade. Hoje, a rede municipal de ensino de Macaé conta com a EJA em 31 escolas, que funcionam no turno da noite. Além disso, duas unidades funcionam com a Educação de Jovens e Adultos no período do dia para portadores de necessidades especiais.

A palestra “A História da África e Cultura Afro-Brasileira” será proferida pelo professor e pós-graduado em Estudos Culturais e Históricos da Diáspora, Jorge Luís Rodrigues. Ele vai enfocar assuntos que destacam o papel do negro na sociedade, o negro na mídia e a representatividade e identidade do negro.

Segundo a subsecretária de Educação na Saúde, Cultura, Meio Ambiente, Tecnologia, e Esporte, Conceição Rosa de Maria, a programação de palestras que será finalizada no dia 7 de outubro tem o objetivo de resgatar e disseminar a cultura Afro. “A proposta da secretária de Educação, Marilena Garcia, é atuar de acordo com a previsão da Lei 10.639/03 destinada à inserção da disciplina da História da África e Cultura Afro-Brasileira nas unidades de ensino. Para isso, os alunos do EJA estão sendo envolvidos. A intenção é ampliar os conhecimentos dos alunos e levar a reflexão sobre a identidade, tradição, religiosidade e cultura do negro no país”, diz.

O ensino voltado para a civilização e cultura africana também é ministrado na Cidade Universitária no curso de pós-graduação em Afrocartografias: Marcas da África na Travessia do Atlântico. O curso é voltado para profissionais da rede municipal de ensino.