Alunos do Jardim Arco-Íris arrecadam mais de 38 mil objetos recicláveis

16/07/2009 17:26:54 - Jornalista: Douglas Fernandes

O segundo ano da "Campanha Pet- Lata”, do Jardim de Infância Municipal Arco-Íris, superou expectativas de alunos e professores. A mobilização, que teve como objetivo estimular crianças e comunidade local exercitarem a conscientização ambiental , premiou os alunos que conseguiram levar para a escola o maior número de latinhas e garrafas PET. Ao todo foram recolhidas 38 mil objetos recicláveis, que serão enviados à empresa Transforma Reciclagem e revertidos em materiais didáticos para os alunos.

A premiação ocorreu durante a festa julina da escola, onde os vencedores receberam kits educativos e brindes.

A premiação foi dividida em categorias femininas e masculinas. A aluna Maria Isabel da Conceição Correia conseguiu arrecadar o maior numero de garrafas pet, acumulando 4.700 pontos. Entre os meninos, Kaique Maurício da Silva conseguiu 3.400 pontos com suas latinhas recolhidas. Na entrega dos prêmios, a diretora da escola, Cláudia Márcia Tomaz, agradeceu a participação dos alunos e da secretaria de educação que propôs nas escolas ações de conscientização ambiental.

- Temos que ressaltar o envolvimento dos professores e dos pais e alunos, porque é através deles que estamos atingindo nossos objetivos. Esperamos que essas iniciativas continuem dando resultados. Mais importante que a premiação, o que vale é a consciência ambiental e o hábito de reciclar. Parabenizo a todos aqueles que participaram, agradeceu a diretora.

Para a secretária de Educação e vice-prefeita Marilena Garcia, a campanha vem conseguindo formar hábitos que proporcionam uma melhoria da qualidade de vida da comunidade e o cuidado com o meio-ambiente. “Quando realizamos atividades como essa, propomos a todos os envolvidos uma reflexão sobre os problemas ambientais e práticas de preservação. O resultado não poderia ser melhor”, disse.

A Campanha aumentou à integração da comunidade local com a escola. Segundo uma das coordenadoras da campanha, Lúcia Gomes de Aguiar Garbelini, a mobilização conseguiu ainda a adesão de diferentes setores da iniciativa privada. “O envolvimento de todos do bairro é o melhor exemplo do quanto nossa campanha tem sido eficiente. Além do apoio do comércio local, conseguimos parceiros importantes para o projeto, como a empresa Transforma Reciclagem”, explicou.

Ela informou ainda que a escola não tem contato com o dinheiro obtido com a venda para a empresa de reciclagem. “A Transforma fica encarregada de todo o processo de recolhimento, venda, e compra do material que necessitamos. Apenas informamos qual é a necessidade da escola. Dessa forma a empresa nos reverte o valor da venda em livros didáticos ou materiais de reforma para a escola”, explicou.