Alunos do Programa Jovem Cientista Macaense recebem certificados

19/12/2014 17:47:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foi realizada na tarde desta sexta-feira (19), a entrega de certificados para os vinte estudantes de Ensino Médio das redes públicas municipal, estadual e federal, que participaram do Programa Jovem Cientista Macaense. A solenidade aconteceu no Centro Administrativo Luiz Osório (Cealo).

O objetivo do programa, que teve a culminância das atividades nesta sexta-feira, é proporcionar novas experiências educacionais e profissionais, voltadas para a qualidade, o empreendedorismo e a inovação em áreas estratégicas para a cidade. Durante cinco meses, os alunos desenvolveram trabalhos sob a orientação de pesquisadores de Macaé, com a colaboração de estudantes universitários de iniciação científica. As pesquisas foram realizadas em laboratórios como Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Instituto Federal Fluminense (IFF).

Durante a programação, os estudantes do Colégio Aplicação (CAp) e Instituto Federal Fluminense (IFF) se envolveram no cotidiano de pesquisadores em seus laboratórios. A intenção do trabalho foi incentivar o interesse e a curiosidade cientifica estimulando a criação de novos espaços para atuação profissional no campo do saber científico. No decorrer do programa, alunos e pesquisadores, oito da UFRJ e um do IFF, receberam bolsa auxílio. Além disso, os trabalhos desenvolvidos pelos estudantes também foram destaques na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, no mês de outubro.

O Programa Jovem Cientista Macaense foi criado em julho deste ano e lançado em março, junto com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) e o Programa de Apoio às Feiras de Ciências. A proposta do “Jovem Cientista Macaense” é permitir que os estudantes possam interagir com outras linguagens, outras formas de saber, de atuação profissional e outras perspectivas de formação acadêmica, que possam despertar o aprendizado, estímulo à curiosidade, autonomia, valorização do saber e investigação científica.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Vandré Guimarães, o programa foi marcado pela aplicação de estratégia pedagógica, que aproxima estudantes do Ensino Médio da rede pública ao cotidiano de pesquisadores, em atividades nas instituições de ciência e tecnologia instaladas em Macaé.

De acordo com o subsecretário de Ciência e Tecnologia, Joelson Tavares, a meta do governo municipal é criar uma cultura do conhecimento, da valorização do saber e do empreendedorismo na cidade, em virtude da implantação do Projeto do Parque Científico e Tecnológico. Para o próximo ano, será lançado edital para seleção de novos alunos, que poderão participar do programa.