Alunos do Samuel Brust reivindicam melhorias para escola

16/07/2009 17:02:34 - Jornalista: Douglas Fernandes

Foto: Divulgação

Alunos apresentaram lista de pedidos e abaixo assinado

Alunos da Escola Municipal Samuel Brust se reuniram na quarta-feira (15) com a secretária de Educação e vice-prefeita, Marilena Garcia, reivindicando melhorias no espaço da instituição. A solicitação foi encaminhada por meio de um abaixo assinado de 800 alunos, que pedem a construção de uma quadra poliesportiva, a reforma dos banheiros, pintura, a criação do laboratório de informática, bancos e mesas de jogos. Os pedidos foram divididos em quatro etapas. A primeira será o Laboratório de Informática, com entrega prevista para 90 dias.

Em seguida as obras dos banheiros, e a construção das mesas de jogos e bancos, finalizando com a construção da quadra e pintura geral. Os alunos foram avisados pela secretária que muitas das solicitações não poderão ser concluídas este ano, por motivos orçamentários e legais. Mesmo assim o compromisso foi assumido.

O encontro foi realizado a pedido dos próprios alunos e intermediado pelos professores e a direção da escola. A conversa entre os alunos e a secretária estabeleceu-se por meio da sinceridade onde os jovens puderam conhecer todo o processo burocrático que envolve uma administração municipal.
A cada solicitação debatida, um profissional responsável informava os trâmites necessários para a correta construção da obra. “Foi gratificante”, disse Marilena sobre as reivindicações. “Eles deram um grande exemplo de cidadania, demonstrando a importância que a escola tem na comunidade e para os próprios alunos”, completou.

Acompanhado pelas professoras Chistiane Maria de Souza, Denise Gabriele de Almeida e Ana Maria Salgado, os alunos conversaram ainda sobre as mudanças que a prefeitura está promovendo na rede, como o Mutirão nas escolas do município.

A aluna Rosângela da Silva elogiou a mobilização dos pais, alunos e moradores e se propôs a levar para a direção da escola a solicitação de um mutirão no local. “Acho que nossa escola conseguirá juntar todo o bairro para o mutirão”, declarou.

Ao final do encontro, a secretária informou que manterá contato com a escola e com os alunos. “Vocês são o futuro da educação do nosso município. O que vocês reivindicaram nessa reunião serve de exemplo para todos aqueles que têm a escola como veículos de integração e formação das pessoas”, concluiu.