Alunos participam de programa contra as drogas

24/08/2015 12:12:00 - Jornalista: Joice Trindade

Com o objetivo de primar pela educação e cidadania, alunos do 5º ano de escolaridade do Ensino Fundamental estão participando do Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência (Proerd). A programação conta ações como palestras, peças teatrais, dinâmicas, além de abordagens como prevenção em relação a temas como bullying, violência e drogas, autoestima e tomada de decisões.

O Proerd, uma parceria entre o 32º Batalhão de Polícia Militar (BPM) e a Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação, vai até o final do semestre letivo, é ministrado conforme agenda específica nas unidades municipais Aroeira, Zelita Rocha, Professora Maria Angélica Ribeiro Benjamim, José Calil Filho e Renato Martins. A novidade é que as turmas de 5º ano das escolas municipais Ciep Darcy Ribeiro (Nova Holanda), Eraldo Mussi (Malvinas) e Balneário Lagomar (Lagomar) participam de palestras quinzenais sobre o tema ligado aos cuidados com a segurança e a violência.

Ministrado pela equipe de instrutores 32º BPM, o Proerd desenvolve ações como palestras, peças teatrais, dinâmicas e abordagens de 17 eixos temáticos de um livro que destaca prevenção em relação a temas como bullying, violência e drogas. As atividades têm como temas assuntos como “dizer não às drogas”, “autoestima”, “prática de atividades em prol da qualidade de vida”, “como enfrentar a tensões” e “escolhas de vida”.

Segundo o secretário de Educação, Guto Garcia, o Proerd é um programa essencial, pois destaca a prevenção com qualidade de vida e segurança dos alunos. Para a subsecretária de Educação na Saúde, Cultura e Esporte, Andrea Martins, a programação contribui com o processo ensino-aprendizagem. “Percebemos que os alunos participantes do Proerd ficam motivados e interessados nos estudos. Além disso, é uma oportunidade para aproximar ainda mais a família da escola. O programa é um sucesso. Lembramos da integração e alegria dos estudantes na formatura do primeiro semestre letivo”, contou. Na rede municipal, as oficinas são ministradas pelo subtenente José Francisco de Oliveira e pelo sargento Yassuda Kobayashi.