Amanhã é Dia Nacional do Doador de Sangue

24/11/2008 17:09:17 - Jornalista: Samanta Fernandes - estagiária

Dia 25 de novembro é o Dia Nacional do Doador de Sangue. Data em que a sociedade é incentivada a doar sangue não só uma vez, mas criar uma rotina de doação para ajudar a manter o estoque de bolsas. O dia celebra também a ação dos voluntários, que mesmo sem receberem nada, ajudam muitas vidas. Segundo a assistente social do Serviço Municipal de Hemoterapia de Macaé - Hemocentro (SMHM), Renata Oliveira, é neste período de férias e final de ano que aumenta o consumo, já que é nessa época que ocorrem mais acidentes, e diminui o número de doadores. O Hemocentro fica na rua Dr. Bueno, Imbetiba.

- Este dia homenageia os voluntários que nos ajudam a salvar vidas e, de certa forma, também incentiva outros a doarem sangue. Nós trabalhamos em cima da conscientização dessa ação de cidadania. A regularidade das doações é o que mantém o nosso estoque. Não é só a doação em um dia, mas ao longo do ano – explica.

A auxiliar administrativa Ângela Maria Azeredo, diz que foi a primeira vez que doou sangue. “Vim trazer meu irmão para doar, porque meu pai estar precisando. Enquanto esperava uma doadora me incentivou e acabei doando também. Vou continuar doando, porque vi a importância desse ato”.

Qualquer pessoa, entre 18 e 65 anos, pode doar sangue regularmente. Os requisitos básicos são: pesar, pelo menos, 50 quilos; estar bem-alimentado e não apresentar comportamento de risco. Homens podem fazer até quatro doações por ano e mulheres, três.