Ambiente capacita Guarda Mirim sobre Gestão de Resíduos

06/11/2019 16:41:00 - Jornalista: Equipe Ambiente

Foto: Divulgação

Curso buscou estimular o desenvolvimento da consciência sobre a gestão dos resíduos sólidos urbanos

Em parceria com a Guarda Ambiental, o Setor de Resíduos da Secretaria Municipal de Ambiente e Sustentabilidade promoveu, nesta terça-feira (5), curso de capacitação em Gestão de Resíduos para a Guarda Mirim. O objetivo foi estimular o desenvolvimento da consciência crítica sobre a problemática socioambiental relacionada à gestão dos resíduos sólidos urbanos.

O crescimento da população, o desenvolvimento industrial e a urbanização acelerada, atrelados à postura consumista e descartável da sociedade, vêm contribuindo para o aumento do uso dos recursos naturais e geração dos resíduos. Na maioria das vezes, esses resíduos são descartados no meio ambiente, de forma inadequada, levando degradação ambiental por meio da contaminação do solo e das águas - trazendo prejuízos ambientais, sociais e econômicos.

A capacitação buscou ainda proporcionar o fortalecimento da percepção da importância da participação da população, no âmbito da responsabilidade compartilhada e controle social, na gestão de resíduos e preservação ambiental, orientando os guardas mirins sobre os danos ao meio ambiente e à saúde relacionados ao descarte incorreto dos resíduos.

Foram apresentados ao grupo os “4Rs” (repensar, reduzir, reutilizar e reciclar) que estimulam uma postura mais consciente e ajudam a rever a relação com o consumo, o meio ambiente e com os atos do dia a dia; além de divulgar os Programas Municipais de Coleta e Destinação de Resíduos Especiais realizados pelo Setor de Resíduos da Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade.