Anima Escola forma professores na rede municipal

09/06/2015 17:15:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: João Barreto

O conhecimento permitirá o uso da animação em oficinas como de vídeo e artes plásticas

Trabalhar a linguagem da animação como ferramenta pedagógica é o destaque principal do módulo “Anima Escola”, que foi encerrado nesta terça-feira (9), na sede da Sociedade Musical Lira dos Conspiradores. Cerca de 40 professores participaram da culminância do curso que foi marcado por exibição de curtas metragens produzidos coletivamente sobre os temas “Lixo” e “Lenda de Sant´Anna”.

O curso é fruto da parceria entre a secretaria de Educação - por meio da subsecretaria de Educação na Saúde, Cultura e Esporte -, dos projetos Anima Mundi e Anima Escola, além do projeto #Inovareaprender, que conta com apoio da Odebrecht Óleo e Gás. Os professores participantes se capacitam para utilizar a animação de forma mais expressiva e atrativa no módulo que abrange oficinas de vídeo, animação e artes plásticas.

Durante o encerramento, os integrantes receberam certificados de conclusão e tiveram a chance de apresentar pequenos filmes, que foram produzidos nas escolas em que atuam, com o acompanhamento da equipe do Anima Mundi. A oficina reforça habilidades como criação, síntese, concentração e comunicação dos alunos. Entre os estudantes que puderam fazer parte das oficinas junto com os professores está Gustavo Maia. O aluno confessa que adorou a produção elaborada no Colégio Municipal do Sana. “Gosto muito de animação. Fiz questão de aprender mais com a professora para produzir outros trabalhos”, contou.

Além da exibição de pequenos filmes, foi realizada a formação da comissão que será responsável pelo Festival de Curtas Estudantil de Macaé, que vai acontecer no dia 2 de dezembro. Entre os satisfeitos com o “Anima Escola” estavam a assistente administrativa, Cristiane de Almeida Cruz e a educadora, Suze Barbosa. “Esta foi a oportunidade de conhecer novas ferramentas que poderão ser trabalhadas no dia a dia com o aluno. A animação é uma forma despertar o interesse do aluno para novas formas de aprendizagem”, ressaltou Suze.

Ministrada com encontros presenciais e à distância, a oficina que trabalha com a criatividade e descoberta de potencialidades foi alvo de elogios dos monitores do Anima Escola. Alessandra Arantes e Victor de Azevedo ministraram o módulo em Macaé. “O trabalho na rede municipal é bastante proveitoso”, disse Alessandra. O próximo passo, segundo a responsável pelo curso na rede municipal, Luemy Ávila, é promover o “Anima Escola Itinerante”, que visa levar cursos de animação para escolas municipais. Em Macaé, o curso também conta com apoio da International Business Machines (IBM).


Fotos Relacionadas