Aniversário do Museu Solar dos Mellos será comemorado no Dia Nacional do Samba

09/11/2009 15:58:24 - Jornalista: Cristian Kupfer - estagiário

Foto: Luiz Bispo

Dia do Samba começou a ser comemorado em Macaé no ano passado

O aniversário do Museu Solar dos Mellos, coordenado pela Subsecretaria de Acervo e Patrimônio Histórico de Macaé, terá muito samba no pé. A data será comemorada em conjunto com os sambistas macaenses no evento pelo Dia Nacional do Samba, 2 de dezembro. O objetivo é reunir personalidades do samba do município e prestar homenagens com muita harmonia.

Repetindo o sucesso do ano passado, um grande encontro está marcado para comemorar a data. Sambistas e amantes do samba serão levados por um caminhão plataforma ornamentado e estruturado para festejar com a população pelas principais ruas da cidade. A concentração será às 13h, na Praça Washington Luiz, Centro. O evento do Dia do Samba será encerrado, às 17h, no Museu Solar dos Mellos, com homenagens e entregas de certificados aos sambistas, e ainda com direito a roda de samba com participação de várias personalidades.
Durante a trajetória de atividades culturais e empenho que o museu promove para a população, Solar dos Mellos é considerado um verdadeiro pólo fomentador da cultura em Macaé. Segundo o subsecretário de Acervo e Patrimônio Histórico, Ricardo Meirelles, o samba é a marca do museu.
- A nossa ferramenta de trabalho é a memória da cidade, contos, lendas, acervos, entre outros. Macaé teve a sua história contada pelo escritor Antônio Álvares Parada, que faleceu na década de 80. Portanto a história não pode parar, temos que dar continuidade e fazer uma bela de uma história, comenta Ricardo Meirelles, que frisou que a música – o samba- está ligado a cultura do Solar dos Mellos.
De acordo com o ouvidor geral da prefeitura, Décio Braga, o objetivo da comemoração é manter o samba vivo e pulsante no município. Músicos de diversos segmentos do samba vão se encontrar para comemorar a data.
- Esta é a segunda edição do evento, que conta com o apoio do Núcleo de Resistência dos Amigos do Samba Macaense (Nursam), onde as personalidades do samba estarão sendo homenageadas. O Nursam tem a data 2 de dezembro como um dia especial, onde todos os segmentos da música macaense se reúnem pelo puro prazer de homenagear o samba, disse.
Um caminhão de 22 metros vai ganhar um botequim itinerante para percorrer as ruas da cidade ao encontro do povo. “Em relação ao trajeto do caminhão, estamos realizando reuniões com a Mactran para estudarmos o melhor percurso, sem prejudicar a população”, comentou Décio.

O fundador do Grêmio Recreativo Escola de Samba Princesinha do Atlântico, Joel Cruz (falecido este ano), já está na lista para um dos homenageados deste ano. As personalidades que recebem homenagem são pessoas que desenvolveram trabalhos de extrema importância para o município de Macaé na realização de melhoria na história do samba.