Aparecimento de pingüins na costa brasileira está acima do normal

21/07/2008 17:47:32 - Jornalista: Camila Monteiro - Estagiária

Na manhã desta segunda-feira (21) mais 11 pingüins encontrados no litoral de Macaé foram levados para a secretaria Executiva de Meio Ambiente (Sema). Duas aves foram resgatadas na Praia do Pecado por agentes da Guarda Ambiental e nove foram trazidas da Ilha de Sant’Anna por pescadores. Com esses, subiu para 48 o número de pingüins tratados na Sema.

- Uma das aves trazidas pela Guarda Ambiental já chegou morta à secretaria. No momento estamos com dez pingüins recebendo alimentação e tratamento, explicou o veterinário Marcos Felipe Pinto.

O veterinário informou também que muitas aves estão morrendo ao se aproximar das hélices das embarcações. “Os pingüins seguem os barcos em busca dos peixes jogados pelos pescadores e acabam sendo sugados pelas hélices”, esclareceu. De acordo com biólogos da secretaria, dos 140 pingüins encontrados na Ilha de Sant’ Anna, 40 já teriam morrido.

- Ainda esta semana, uma equipe da secretaria deve ir até o local onde esses pingüins foram encontrados para verificar as condições em que eles se encontram e prestar os primeiros cuidados lá mesmo. Só as aves mais debilitadas serão trazidas para a Secretaria de Meio Ambiente, informou o biólogo Alexandre Bezerra.

Segundo biólogos, uma das possíveis causas para o aparecimento acima da média de pingüins no litoral brasileiro nessa época, seria o derretimento das calotas polares – causado pelo aquecimento global – que está afetando as correntes marinhas e, por isso, esses animais estariam se perdendo.

O telefone para contato da Sema é o 2762-4802 e o horário de atendimento veterinário é de 8h às 17h.