Aroeira, Aeroporto e Ajuda receberam o projeto Macaé em Cordel

16/06/2008 15:30:11 - Jornalista: Andrea Lisbôa

O projeto Macaé em Cordel do grupo Brincantadores DiVersos esteve, no sábado (14), às 9h, na Praça Arlindo Mourão, em frente à Escola Municipal da Aroeira. Às 15h, as apresentações de folclore, música, poesia popular e teatro de bonecos aconteceram na Escola Municipal Cláudio Moacir, no Parque Aeroporto. No domingo, a partir das 16h, o projeto, patrocinado pela Fundação Macaé de Cultura por meio do edital público de seleção, Ação Macaé Cultural, esteve na Casa do Caminho, em frente à Escola


Na Aroeira, na manhã de sábado(15), o público, especialmente o infantil, divertiu-se e ao mesmo tempo aprendeu, de forma lúdica, a história de Macaé. Música e tradição popular encantaram as crianças, que não conheciam muitas das histórias e lendas do município. As histórias contadas pelo grupo foram registradas em versos populares no livro “Macaé em Cordel”, de Aldo César Frota, distribuído durante o evento. O livro conta a história do município, de seu surgimento até o advento da indústria de petróleo e gás.

À tarde, muitas crianças que voltavam da vacinação contra a poliomielite e passavam pela Escola Municipal Cláudio Moacir, no Parque Aeroporto, ficaram para assistir à colorida e musical apresentação de teatro folclórico e de bonecos do grupo. No domingo, a partir das 16h, o Brincantadores DiVersos estiveram na Casa do Caminho, na Ajuda, repetindo a festa.

O grupo, dia 24 de maio, esteve também na Região Serrana, nos distritos de Glicério e Sana, quando animou o público, que foi bastante participativo. O Macaé em Cordel promoverá este mês a oficina “Teatro de Bonecos e Palhaço”, com Fabiano Freitas, na Escola Municipal da Aroeira. A data para as inscrições e os horários da oficina serão em breve divulgados. Não há qualquer pré-requisito para inscrições às 60 vagas.

O projeto percorrerá praças públicas, escolas do município, Centro Macaé de Cultura e Parque de Exposições, até o aniversário da cidade, dia 29 de julho. O gênero do espetáculo é teatro de rua de cunho medieval, narrativo em verso, com um cortejo inicial de músicos, palhaços, mágicos e malabaristas. O projeto distribuirá 10 mil exemplares do livro lançado em 2004.

O grupo “Brincadores DiVersos” é integrado por músicos e artistas da região, com formação circense. Aldo, professor de literatura da rede municipal de ensino, contador de histórias, poeta e artista circense, pesquisa a poesia como instrumento de educação há mais de 15 anos.

O texto do livro “Macaé em Cordel” é o roteiro da apresentação teatral. O espetáculo trata de histórias interessantes como a lenda de Mota Coqueiro, a origem do nome da cidade, do forte Marechal Hermes, entre outras.

A intenção do trabalho é popularizar informações coletadas com historiadores, por meio de versos. O projeto prevê ainda o registro de versos feitos pelo público, que relatem fatos da cidade, como o surgimento de bairros, por exemplo. Serão 16 apresentações e oficinas até julho.