Art Luz comemora 10 anos, ganha sede própria e representa Macaé no segundo maior festival de dança do mundo.

26/05/2008 18:52:26 - Jornalista: Alexandre Bordalo

A prefeitura acelera a reforma da casa´- 500 metros de área construída - que será a nova sede do Programa Art Luz no bairro Fronteira, ainda em 2008, quando comemora 10 anos. O imóvel está sendo adaptado para comportar as salas necessárias para o andamento do Programa.

As comemorações são, segundo sua diretora Ângela Terra, motivo de grande alegria. “Aulas de artesanato, canto, capoeira, dança de rua, balé, jazz e outras acontecerão neste espaço, graças ao empenho da administração municipal”, afirma Ângela. Ela acrescenta que a seleção de duas coreografias da Cia Art Luz de Dança e Teatro para participar do Festival de Dança de Joinville (SC) e esta nova casa são os presentes de aniversário do programa neste ano.

Responsabilidade social – tema muito tratado pelas empresas atualmente – é um assunto invocado pela diretora, para que alguma companhia que preste serviço a áreas carentes da sociedade possa apoiar a viagem dos bailarinos à cidade catarinense. O festival é o segundo maior do mundo (só perde para o de Lyon, na França) e o maior evento do gênero em número de participantes: 4,5 mil bailarinos. O programa Art Luz é patrocinado pela prefeitura de Macaé.

- A seleção dos participantes no Festival é feita em todo o Brasil. Mandamos vários vídeos e fomos selecionados com sete coreografias: duas serão apresentadas na mostra competitiva e as outras cinco, em palcos espalhados pela cidade catarinense. É uma glória, uma vitória para o projeto ter esse reconhecimento nacional. O programa eleva o nome Macaé no cenário da dança e isso só acontece por causa do apoio que recebemos da prefeitura para tocar o programa. O prefeito Riverton Mussi é uma pessoa que conhece a periferia e tem sensibilidade para reconhecer isso e promover a valorização cultural e profissional dos jovens que moram nesses locais - disse Ângela.

Segundo a diretora, as coreografias que irão concorrer em Joinville, na categoria dança contemporânea são: “Dois por Um” e “Todo Bobo”, dos coreógrafos do Art Luz, Alessandra Gripp e Sandro Fernandes. “Os outros números selecionados irão se apresentar em outros palcos espalhados pela cidade, reconhecidamente como a capital da dança do país”, informou.

Ângela Terra informou ainda que o Programa Art Luz , nestes 10 anos de vida, atende quase duas mil crianças, adolescentes e mulheres (parentes dos inscritos no programa), promovendo cursos gratuitos de balé, capoeira, jazz, dança de rua, pintura em tela, teatro, grafite, canto, entre outros. O programa visa à inclusão social de jovens residentes em áreas carentes do município e é desenvolvido em diversos núcleos espalhados pelo município: Sana, Fronteira, Malvinas, Aroeira, Morro de Sant’Anna e Parque Aeroporto (dois pólos). A diretora executiva do programa Art Luz é a agente cultural Lúcia Pacheco.