Art Luz marca presença no 20º Festival Nacional de Dança de Macaé

22/07/2008 16:05:46 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Apesar das atenções estarem voltadas para o 26º Festival de Dança de Joinville, onde 17 bailarinos do programa Art Luz participam das mostras competitiva e aberta, o programa também marcará presença no 20º Festival Nacional de Dança de Macaé. Este evento acontece entre os dias 23 e 26, a partir das 20h, no Teatro Municipal. Segundo a coordenadora de balé clássico do programa Art Luz, Katiane Lopes, 19 alunas apresentam a coreografia “Marinheira”, da coreógrafa e professora de jazz, Cristine Ximenes.

Além disso, haverá dois solos, com coreografia da própria Katiane. Thamiris Mariano mostrará tudo que ensaiou de jazz, durante cinco minutos, enquanto, Thainá Possidônio, dançará o estilo neoclássico, com misturas de ritmos brasileiros. Ou seja, samba na ponta das sapatilhas.

Katiane disse que os ensaios são diários há dois meses, com cerca de três horas. “O trabalho é árduo, no curso de balé clássico, que tem no geral 200 alunas. Desenvolvo trabalho com turma mais adiantada para que se profissionalizem e vivam da dança como eu vivo, sendo, inclusive, professoras de dança ou bailarinas”, ressalta.

- Já morei por três meses em Trujjilo (Peru), em 1987, onde competi em concurso internacional de dança, ficando em terceiro lugar, na modalidade balé clássico – conta Katiane. – Em 1990, fiz curso de balé clássico na Escola Nacional de Balé (Cuba), onde estive por dois meses.

Além do mais, a profissional da dança também foi solista do corpo de balé das Companhias Alice Arja e Dalal Aschcar (Rio de Janeiro). No Art Luz, ela leciona balé clássico e sapateado, porém, ainda domina conhecimentos para transmitir a suas alunas sobre danças populares, balé de repertório, jazz, moderno e contemporâneo.