Art Luz muda vidas de alunos da periferia

28/05/2009 16:23:08 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Foto: Luiz Bispo

Márcia: "O Art Luz é muito importante na minha vida e na vida de meus colegas"

Maravilhas nas vidas de cerca de duas mil crianças, adolescentes, jovens e mulheres da periferia macaense têm sido promovidas pelo envolvimento artístico, cultural e esportivo encontrados no Programa Art Luz, da prefeitura. O público-alvo mora em bairros como Fronteira, Parque Aeroporto, Malvinas, Morro de Santana, Sana (6º distrito) e Morro de São Jorge.

Em cada núcleo, eles vivenciam e experimentam contato com diversas modalidades que levam à descoberta de talentos, dons e vocações. Jazz, capoeira, caratê, balé clássico, dança de rua, pintura em tela, violão, artesanato, percussão, jiu-jitsu, ginástica (mulheres, donas de casa) e teatro, além de sapateado, são as atividades artísticas, culturais e esportivas, ministradas por professores do programa municipal. As aulas são gratuitas.

A diretora geral do Art Luz, professora Ângela Terra, ressalta que por intermédio dessas atividades ocorre o despertar do espírito de cidadania. “Todos estes jovens também adquirem maior disciplina em prol de uma vida saudável e equilibrada, devido à força da arte”, afirma.

Ela acrescenta que os participantes do programa também aprendem com as modalidades culturais a terem maior auto-estima, quando desenvolvem o respeito e o amor próprio.

- A auto-imagem de cada aluno passa a conter quesitos de maior valorização de forma substancial, tendo em vista que fazer parte integrante das aulas do Art Luz ainda colabora para que as pessoas tenham maior consciência e sensibilidade a respeito dos dons e talentos naturais do ser humano. Assim, eles sentem em suas vidas maior ênfase em sentimentos como a satisfação e realização interior - testemunha Ângela.

São seis profissionais atuando na gestão administrativa do programa de inclusão social, cuja sede fica na Avenida Rui Barbosa 780, no 5º andar do Centro Macaé de Cultura. Seus telefones são 2762-9610 e 2772-0653, sendo o e-mail: artluz@macae.rj.gov.br.

- Para nós da organização do Art Luz é uma grande alegria o fato de dez ex-alunos terem se tornado professores, disseminando a maravilha da arte em suas comunidades. Estes novos mestres são remunerados pela prefeitura para propagarem a cultura na cidade – diz a diretora geral.

Um caso de sucesso

Um exemplo de conquista humana pela arte deu-se com a estudante do último período de Letras (Fafima), Márcia Soares, de 20 anos. Ela entrou no Programa Art Luz com oito anos, onde encontrou alicerce e apoio, por meio das aulas de dança e das orientações de seus professores.

Atualmente, ela faz parte da Cia Art Luz de Dança e Teatro, na condição de bailarina, além de dar aulas como professora para inúmeras crianças e adolescentes de famílias que moram no bairro Malvinas.

- Graças ao programa macaense pude desenvolver uma nova visão do mundo e da realidade. Descobri com surpresa, admiração e gratidão um grande potencial artístico em mim mesma na área da dança. Além disso, este dom foi bem trabalhado, estimulado e valorizado pelos professores – comenta Marcia Soares.

A nova profissional de ensino de dança do programa da prefeitura ainda acrescenta, finalizando que: “Verdadeiramente, o Art Luz é muito importante na minha vida e na vida de meus colegas, com quem convivo e aos quais amo”.