Art Luz: nova sede será inaugurada na Fronteira

17/09/2008 16:38:08 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Com previsão para inaugurar a nova sede do Programa Art Luz, no bairro Fronteira, no dia 27 de setembro, a administração municipal realiza o sonho de centenas de aprendizes de atividades artísticas. No espaço, haverá aulas de balé clássico, ginástica para mulheres, jazz, dança de rua, canto, artesanato, teatro e caratê. “Tudo é gratuito e mostra a preocupação da prefeitura com a inclusão social das famílias moradoras da periferia de Macaé”, conta a diretora do Programa Art Luz, Ângela Terra.

No prédio, localizado na Rua Manoel Marques Monteiro 706, também funcionarão biblioteca, com livros sobre a história da arte; salas para diretoria, secretaria, para aula circense, dança; áreas para refeitório, cozinha, exposição artística e recepção. O local ainda contará com salas para aulas específicas de cultura afro, artesanato e teatro.

Nos fundos do prédio, um terreno de 132 metros quadrados , abrigará uma área de lazer, com jardim. Neste espaço, serão realizadas apresentações de capoeiristas, além de demonstrações de maculelê, jongo e outras atividades culturais.

- Na sala de aula de dança serão instalados espelhos e barras para facilitar os ensaios dos dançarinos. Todos os ambientes serão refrigerados, com ar-condicionado, e, além disso, haverá condições favoráveis de disseminação de conceitos acerca de cidadania, por meio de palestras e debates – pontua Ângela. Referindo-se a esta temática, ela diz que, dessa forma, o Art Luz contribuirá com o desenvolvimento intelectual e com o senso crítico construtivo dos alunos.

Dezoito profissionais entre pedreiros, eletricista, carpinteiros, ajudantes de pedreiro, encarregados, coordenador, supervisor e mestre de obras trabalham na obra. Em 693 metros quadrados de área construída, sete salões com uma média de 77 metros quadrados serão utilizados pelos professores para atividades artísticas. Na sala de canto (25 metros quadrados) haverá um estúdio com paredes cobertas por revestimento de fibra, espuma e isopor, visando tornar o som limpo para os cantores, evitando, dessa maneira, que ruídos atrapalhem os músicos.

- Já recebemos a doação de um teclado para as aulas de canto e de estantes para a biblioteca. Todos nós estamos muito motivados e animados com a nova sede. A comunidade está participando com doações com muita alegria – afirma Ângela. – Inclusive, as aulas no Ciep da Barra e no Sindicato dos Servidores, na Fronteira, serão transferidas para o novo ponto, que servirá para o bom convívio da juventude dos bairros circunvizinhos como Brasília, Parque Aeroporto e Barra.

Com cerca de dois mil participantes com idades entre sete e 19 anos, distribuídos nos pólos Parque Aeroporto, Malvinas, Fronteira, Aroeira, Nova Holanda, Morro de Sant`Anna e no Sana (6º Distrito), o Programa Art Luz completa em 2008 dez anos de existência. “Buscamos maior qualidade de vida para aqueles cujas realidades não lhes proporcionaram maiores chances. Nosso trabalho, vinculado à cultura, arte e esporte, é realizado com muita dedicação e esforço por parte de excelentes profissionais”, finaliza Ângela