Art Luz vai participar do Festival de Dança de Joinville

22/05/2008 14:50:53 - Jornalista: Alexandre Bordalo e Catarina Brust

“É a vitória da periferia e para todas as companhias de dança de Macaé”, disse emocionada a diretora geral do Programa Art Luz, Ângela Terra, ao saber que duas coreografias da Cia Art Luz de Dança e Teatro foram selecionadas para a mostra competitiva do 25º Festival de Dança de Joinville (SC), em julho. O festival é o segundo maior do mundo (só perde para o de Lyon, na França) e o maior evento do gênero em número de participantes: 4,5 mil bailarinos. O programa Art Luz é patrocinado pela prefeitura de Macaé.

- A seleção dos participantes no Festival é feita em todo o Brasil. Mandamos vários vídeos e fomos selecionados com sete coreografias: duas serão apresentadas na mostra competitiva e as outras cinco, em palcos espalhados pela cidade catarinense. É uma glória, uma vitória para o projeto ter esse reconhecimento nacional. O programa eleva o nome Macaé no cenário da dança e isso só acontece por causa do apoio que recebemos da prefeitura para tocar o projeto. O prefeito Riverton Mussi é uma pessoa que conhece a periferia e tem sensibilidade para reconhecer isso e promover a valorização cultural e profissional dos jovens que moram nesses locais, disse Ângela Terra.

As coreografias que irão concorrer em Joinville, na categoria dança contemporânea são: “Dois por Um” e “Todo Bobo”, dos coreógrafos do Art Luz, Alessandra Gripp e Sandro Fernandes. Os outros números selecionados irão se apresentar em outros palcos espalhados pela cidade, reconhecidamente como a capital da dança do país.

Art Luz - O Programa Art Luz completa 10 anos de implantação esse ano e atende quase duas mil crianças, adolescentes e mulheres (parentes dos inscritos no programa) promovendo cursos gratuitos de balé capoeira, jazz, dança de rua, pintura em tela, teatro, grafite, canto, entre outros. O programa visa a inclusão social de jovens residentes em áreas carentes do município e é desenvolvido em diversos núcleos espalhados pelo município: Sana, Fronteira, Malvinas, Aroeira, Morro de Sant’Anna e Parque Aeroporto (dois pólos). A diretora geral do Art Luz é Ângela Terra e a executiva Lúcia Pacheco.

Os alunos da área de dança fazem testes periódicos. Os mais capacitados são escalados para integrarem a Cia Art Luz de Dança e Teatro. No dia 22, o grupo de dança da companhia irá a Cabo Frio representar Macaé no Festival de Dança da cidade.

- Depois que entrei para o programa Art Luz passei a ser exemplo na comunidade: quando passo os garotos se amarram em me ver dançando e dizem que querem ser iguais a mim. Quando recebi a notícia que vamos dançar no Festival de Joinville fiquei alegre e chorei de felicidade, disse ainda emocionado, Alencar Rosa, 19 anos, morador da Fronteira.

Alencar começou como aluno há cinco anos e freqüentou as aulas de dança, jazz, balé, capoeira e dança de rua e agora já é professor. “Se não fizesse dança de rua seria lutador de boxe”, diz o jovem, que também cursa o terceiro ano do ensino médio e se prepara para o vestibular de educação física.

Em 2006, os jovens do Programa Art Luz estiveram em Joinville onde se apresentaram nos palcos abertos. Durante as apresentações realizadas, os participantes da companhia foram convidados para dançar com o grupo de dança contemporânea do americano David Parsons no palco principal do evento.

– Assistimos ao ensaio e participamos do número de dança deles. Foi bem legal, fizemos uma roda no palco onde cada um dançava um pouco de hip hop. Esse ano vai ser melhor, vamos poder também participar da competição”, comemorava Pedro H. Lopes, 19 anos, também ex-aluno do Art Luz e atual professor de dança de rua dos cursos de dança de rua do programa.

- Nosso objetivo agora é buscar outros horizontes. Com essa oportunidade de competir de Joinville poderemos mostrar nosso trabalho para o mundo. O objetivo é poder levar esses jovens talentos da dança macaense para se apresentarem em outros países, completa Ângela Terra.