Artesanato com escamas de peixe do Art Luz: um banho de criatividade e inovação

11/09/2009 15:06:13 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Foto: Bruno Campos

Aulas acontecem duas vezes por semana

Criatividade e entrosamento, além de capacidade de inovar, não faltam à professora de artesanato do programa Art Luz, da prefeitura de Macaé, Sônia de Souza Pereira. Produzir flores, bijuterias, pulseiras, colares e outras coisas com escamas de peixes é ensinamento dela a 30 alunas, no Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sindiservi), na Fronteira. As aulas acontecem às terças e quintas-feiras, das 9h às 11h, e das 14h às 16h.

- Comecei a fazer trabalhos artesanais utilizando escamas de peixes quando assisti a um programa de televisão. Já que minha família é composta por pescadores, minha tarefa de aprender este tipo de artesanato fluiu bem satisfatoriamente - ressalta ela, que sabe o que sabe como autodidata, pois não fez curso algum.

Embora dê aulas há oito anos, ela está no Art Luz desde 2004. Durante todo este tempo, Sônia ensina primeiramente suas alunas a fazerem flores com as escamas. Depois, coloca essa produção em vasos, ao mesmo tempo, que faz os broches e as bijuterias. Tudo isso pode ser acrescentado às roupas, aos chapéus de palha, às sandálias e às bolsas, com o intuito de inovar, embelezar e agregar valor.

Sônia está de malas prontas para ir a Brasília em um encontro sobre pesca pela terceira vez, já que é associada da Colônia de Pescadores Z 3. No Distrito Federal, ela vai expor e vender artesanato e material produzido em Macaé, com escamas de peixe. A viagem será entre os dias 30 deste mês e primeiro de outubro.

Para a aluna Márcia Rocha da Silva, de 10 anos, as aulas estão sendo positivas, uma vez que, utilizando escamas de peixes, já aprendeu a fazer brincos, pulseiras e cordão, além da flor. Ela mora na Nova Holanda e cursa a terceira série no Colégio Municipal Caetano Dias. No Art Luz, Márcia também é assídua aluna de jazz e balé.

De acordo com a presidente da Fundação Macaé de Cultura, Sheila Polly, a criatividade e a vontade de trabalhar são ingredientes fundamentais para o crescimento pessoal. “Temos um país cheio de riquezas naturais e temos que aproveitar o que Deus nos proporcionou sem cobrar nada. A artesã Márcia é um exemplo de determinação e de que “o querer” é determinante para o rumo que queremos dar às nossas vidas”.

Já a coordenadora geral do programa Art Luz, professora Ângela Terra, pensa que criar artesanato com escamas de peixes resulta de esforço e dedicação por parte dos alunos e da professora. “Os trabalhos obtidos por Sônia e sua turma refletem aptidão e vocação artística. Tudo isso tem sido transmitido a crianças e adolescentes, alunos e alunas do programa, que por sua vez, também vivenciam a terapia e a força da arte”, reitera.