Asfaltamento do trecho da passagem de nível da terceira ponte começa nesta quarta

04/08/2009 11:55:36 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

Começa, nesta quarta-feira (5), o asfaltamento do trecho da passagem de nível próxima à Comunidade da Linha, nos Cajueiros, onde já está instalada a terceira ponte pré-moldada sobre o Canal da Fábio Franco, anuncia o Consórcio CBPO/Zadar, responsável pelas obras da primeira fase do Programa Água Limpa.

O engenheiro Edílson Ferreira, do consórcio, coloca que, após o asfaltamento, o trânsito na área será liberado. As obras da instalação da terceira ponte sobre o canal começaram no dia 6 de julho e a instalação da ponte foi mais rápida porque no local a movimentação de pedestres é menor e não havia ligações de concessionárias (água, luz, telefone, gás e outros serviços). “Com um mês, concluímos as obras nessa passagem de nível. O tempo colaborou e as obras correram em ritmo normal, sem problemas”, diz o engenheiro, colocando ainda que a movimentação para a instalação da quarta e última ponte sobre o canal, na passagem de nível próxima à subida do Morro de Santana, no Miramar.

- As peças pré-moldadas já estão construídas e as obras vão começar logo. Por exigir a retirada de trilhos, a Ferrovia Centro Atlântica (FCA) já foi comunicada e aguardamos o seu posicionamento para iniciarmos o trabalho”, fala o engenheiro.

O secretário de Obras Públicas, Tadeu Campos, lembra que a instalação das quatro pontes pré-moldadas sobre o Canal da Fábio Franco faz parte da primeira etapa do Programa Água Limpa, de macrodrenagem do município e com o objetivo de evitar os alagamentos em áreas mais baixas da cidade e, ainda, de ampliar o saneamento básico de Macaé. Ele coloca que já se nota a melhoria do escoamento da águas pluviais no canal com as três pontes já instaladas. “As ações ampliaram a vazão das águas pluviais, de menos de dois metros para cinco metros e vinte. Isso facilita o escoamento das águas pluviais dos bairros dessa área. As obras continuam, com a instalação da quarta ponte e com as outras ações do Água Limpa”, diz o secretário.

O Programa Água Limpa, da prefeitura de Macaé, tem prazo de conclusão de quatro anos, com recursos próprios da prefeitura, de R$ 277 milhões. Na primeira etapa, o investimento é de R$ 40 milhões.