Assentamento Celso Daniel é o primeiro do país com Lan House Pública

12/09/2008 17:58:48 - Jornalista: Waleska Freire

Internet banda larga, cursos de informática gratuitos para crianças e adultos e espaço para literatura. Essas foram as conquistas comemoradas pelas famílias do Assentamento Celso Daniel, implantadas pela prefeitura, em parceria com Furnas e o Centro de Recuperação da Vida (Cervi) nesta sexta-feira (12) durante a inauguração da Lan House Pública.

São dez computadores com acesso à Internet, impressora laser, aulas de informática e livros disponíveis de segunda à sexta-feira, das 9h às 18h. As turmas para os cursos de informática básica estão sendo formadas: as inscrições continuam abertas e as aulas começam terça-feira, 16.

Os computadores doados por Furnas receberam a manutenção e atualização da equipe da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Seictec), responsável pelo serviço da Lan House Pública. Em alguns horários o espaço deixará de ser utilizado como Lan House para que os cursos sejam ministrados. Esses cursos de informática básica vão ser dados por professores do Cervi e da prefeitura, que também farão a orientação no espaço cultural de Literatura.

A mãe da pequena Giulia, 2 anos, pretende fazer todos os cursos de informática oferecidos. "Quero aproveitar a oportunidade", disse Andrea Gomes, 29.Para a professora do Cervi, Aline de Lima, essa experiência vai ser uma troca de vivências muito diferente dos demais locais. "Estamos dentro de um assentamento rural trazendo tecnologia e conhecimento".

O coordenador do programa Macaé Inteligente da prefeitura, José Vicente, espera uma grande procura de crianças para os cursos. "A Lan House Pública atende adultos, mas as crianças também podem fazer os cursos e usar a Internet para pesquisas escolares".

Crianças como as irmãs Linda Vivian, 4 anos, e Linda Lílian, 10, que foram as primeiras a utilizar o espaço cultural destinado a brincadeiras pedagógicas e à leitura. "Depois da escola vamos usar a Lan House", disse a irmã mais velha. As pessoas interessadas em doar livros infantis para o espaço literário podem deixar na sede do Cervi, que fina na Rua Alfredo Backer, 190, Centro de Macaé.