Assentamento Celso Daniel recebe visita técnica da Educação

11/06/2015 10:45:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Maurício Porão

Secretário de Educação traça estratégias de infraestrutura e pedagogia

A unidade municipal do Assentamento Celso Daniel está na lista de estudos técnicos da Secretaria de Educação. Moradores do assentamento participaram nesta quarta-feira (10) na sede da Escola Municipal São Sebastião dos Quarenta, de um encontro com a equipe pedagógica da pasta e outros técnicos da prefeitura. O objetivo foi levantar as demandas da área e definir ações para melhoria.

O trabalho conduzido pelo Secretário de Educação, Guto Garcia, contou com a participação dos moradores do assentamento. Entre as medidas já traçadas estão a realização de um mutirão com a participação da comunidade durante as férias do mês de julho para melhoria da unidade. “A intenção é promover um mutirão emergencial com trabalho da equipe técnica da Secretaria de Educação e os moradores durante o fim de semana até que a nova escola que será construída no assentamento seja entregue”, disse. Ele também visitou a área da Ingazeira. A finalidade é estudar a construção da escola no local.

Outra intervenção também definida é a mudança de nome da escola, para homenagear uma representante do assentamento. A solicitação do projeto de lei será encaminhada para Câmara Municipal.

Diante da visita, foi iniciado o levantamento da possibilidade de construção de uma unidade de Educação Infantil na área do assentamento. A obra, que deve contar com recursos do Proinfância do Governo Federal, através da metodologia convencional, será dotada de espaços como cinco salas de aula específicas para creche e pré-escola, pátio coberto, refeitório, sala multiuso, brinquedoteca e parque. “Vamos unir forças e esforços para que a nova escola contemple os estudantes em médio prazo”, disse Guto Garcia.

A reunião foi marcada por reivindicações e sugestões dos moradores e integrantes da Associação de Produtores Rurais do Assentamento Prefeito Celso Daniel. Estavam presentes o presidente Paulo Jorge da Costa e o diretor José Ribamar Coelho Filho, o Gaúcho, além do presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar, Mauro Ribeiro. “Estamos com muitas propostas que visam a melhoria de todo o assentamento e do trabalho no campo. Só o fato dos alunos deixarem a escola provisória e serem atendidos em outro lugar é uma conquista muito positiva”, disse Paulo.

O objetivo é levantar o quantitativo de estudantes que moram no assentamento e não estudam na área, para providenciar a possível alocação dos alunos na área do assentamento.

Entusiasmadas com a reunião, as representantes do assentamento, Lenice de Souza Silva e Marcela Medeiros de Castro, afirmaram que estão esperançosas com a intervenção da Secretaria de Educação. “Sou produtora rural e minha filha de 11 anos sempre estudou na Escola São Sebastião dos Quarenta, que conta com professores e dirigentes muito empenhados com o ensino. Este encontro foi importante, pois foram traçadas ações de melhoria”, contou Marcela.

Também na reunião, o vereador Jocimar Gomes de Oliveira, o Boca, ressaltou a importância do trabalho voltado para o Assentamento Prefeito Celso Daniel. “Firmando parcerias, o assentamento vai melhorar e os moradores terão maior reforço diante da qualidade de vida”, contou.

Merenda - No decorrer da reunião desta terça-feira, Guto Garcia agradeceu o empenho dos produtores do Assentamento Prefeito Celso Daniel, que atuam na Agricultura Familiar.

De acordo com o secretário de Educação, o trabalho cumpre a determinação do Plano Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). “O ensino municipal está cada vez mais incentivando a agricultura familiar e também a aquisição do pescado como o filé de cação. O trabalho da rede municipal deve seguir os três pilares do aprendizado que são: alimentação, atividade física e sono, questões que contribuem com o processo ensino-aprendizagem”, ressalta.

Hoje o município dá preferência ao uso de alimentos naturais e frescos, e também prioriza a determinação da Lei 11.947/2009, que prevê a aplicação de 30% dos recursos da merenda escolar, provenientes do Governo Federal, na compra de produtos da Agricultura Familiar.

Cerca de 20 produtores do Celso Daniel produzem gêneros que fazem parte da merenda escolar: salsa, cebolinha e alface. A previsão é que no próximo semestre, eles também disponibilizem produtos como couve, quiabo e abóbora. O trabalho da Agricultura Familiar conta com assistência e visitas dos técnicos da secretaria de Agroeconomia. Eles também trabalham na Feira Livre do Produtor, que acontece aos sábados, no Centro de Macaé.

Segundo os engenheiros agrônomos Rogério Freire e Ney Aleixo, o trabalho também se estende para preparo mecanizado do solo para plantio, doação de adubo e contribuição na organização da documentação e emissão de nota fiscal.

Outras visitas - Após a visita no assentamento, a equipe pedagógica da Secretaria de Educação visitou a obra da Escola Municipal de Educação Infantil, que vai atender aos estudantes do Lagomar. A obra da nova unidade, que será construída em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento a Educação ( FNDE), é situada na Rua Projetada.

Ele também esteve no espaço em que será inaugurada uma nova creche no Lagomar, onde serão abertas 500 vagas, em um local próximo à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro.


Fotos Relacionadas