Assistente Social é homenageado pelo seu dia

21/05/2009 17:18:33 - Jornalista: Cristian Santos - estagiário

Foto: Kaná Manhães

O encontro homenageou os assistentes sociais, cujo data foi comemorada no último dia 15

A prefeitura de Macaé, através da secretaria de Assistência Social, realizou nesta quinta-feira (21), o primeiro encontro do Centro Municipal de Educação e Atendimento ao Escolar (Cemeaes), com o tema “Serviço Social e educação”. O encontro homenageou os assistentes sociais, cujo data foi comemorada no último dia 15. O evento contou com a presença 200 profissionais da área, no auditório da Cidade Universitária.

Na abertura do evento, o coordenador geral da Câmara Permanente de Gestão (CPG), Romulo Campos, que representou o prefeito Riverton Mussi, destacou que a administração municipal tem prestigiado o trabalho dos assistentes sociais. “A prefeitura de Macaé investe nos exercícios sociais, um trabalho de grande valia para o nosso município. Hoje, Macaé tem uma demanda muito grande na área social, e sem os profissionais da área, não teríamos como tocar os mais de 100 projetos existentes”, comenta.

Além dos homenageados, psicólogos, fonoaudiólogos, diretores de escolas e alunos participam da palestra e debate, com objetivo de mostrar a relevância do Serviço Social com a Educação. Na palestra, foi destacado que hoje a profissão de Serviço Social é vista por alguns como a “profissão do futuro”, sendo assim, vale a pena ser também um profissional do futuro, com a preocupação não somente com o que virá pela frente, mas principalmente com a presente realidade social dos que precisam deste serviço.

Segundo com o superintendente do Serviço Social de Cemeaes, Anderson Rangel, vários projetos vêm surgindo dentro da secretaria de Assistência Social. A novidade é que as crianças terão atendimento neuropediátrico no Cemeaes. “Além dessa novidade, o Cemeaes I (centro), foi reformado para atender melhor a população e o Cemeaes VII será inaugurado com objetivo de trabalhar com crianças que são portadoras de Síndrome de Down”, ressaltou.

- O Serviço Social nasceu da necessidade do enfrentamento do conjunto das expressões das desigualdades da sociedade capitalista. Expressões caracterizadas como questões sociais fome, desemprego, falta de moradia. O assistente social, não salva a sociedade, mas é ele quem interfere na sociedade para ajudar aquele que precisa, explicou a coordenadora do Serviço Social, Ana Cláudia Garbelini.

Para a assistente social da Associação Macaense Apoio aos Cegos (AMAC), Geórgia Gonçalves, a função importante do profissional é analisar a realidade das pessoas e grupos de pessoas, propondo medidas e prestando serviços sociais que venham ao encontro às suas necessidades. Ela explica ainda que o profissional deve sempre informar aos usuários de seus serviços sobre programas sociais disponíveis na Instituição onde atua, tornando-os acessíveis a todos os que deles necessitam.

- O profissional da área deve elaborar, coordenar e executar ações nas áreas de Saúde, Previdência, Educação, Habilitação, Assistência Social. Seu público-alvo são crianças e adolescentes, portadores de necessidades especiais e segmentos de baixa renda, comentou.

Audio

Entrevistado: Rômulo Campos Coordenador Geral da Câmara Permanente de Gestão (CPG)
Reporter: Wilton Santos