Atividades para volta às aulas do Pnaic são avaliadas e definidas

22/07/2013 12:26:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Ana Chaffin

Escolas já se preparam para o volta às aulas

A coordenação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) de Macaé e a equipe pedagógica do Ensino Fundamental da rede municipal definem as intervenções que serão desenvolvidas e retomadas no segundo semestre letivo nas escolas municipais. Com a adesão de Macaé no pacto, a proposta é alfabetizar todas as crianças em língua portuguesa e em matemática e realizar avaliações anuais universais, aplicadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), junto aos que concluem o 3º ano do Ensino Fundamental.

Durante o recesso escolar, a equipe avalia as atividades do Pnaic ministradas neste primeiro semestre e analisa as ações destinadas à alfabetização e planejamento de atividade que serão realizadas nas aulas seguintes ao primeiro encontro do mês de agosto, ministradas nos cinco polos do município.

Além das análises direcionadas, os 16 orientadores de estudo participarão, na primeira quinzena de agosto, de um curso de formação, em Cabo Frio. A programação será ministrada pela equipe da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - Ministério da Educação (MEC) - em data a ser divulgada.

Em Macaé, o Pnaic tem o objetivo de reforçar as ações mediante a alfabetização de estudantes até oito anos de idade, ao final do 3º ano de escolaridade. Um dos eixos principais do pacto é a formação continuada do professor alfabetizador, por meio de curso presencial de dois anos, com carga horária de 120 horas aula por ano. Com isso, o professor vai contar com informações que poderão ser aplicadas na sua turma durante o curso. Para isso, o MEC encaminhou à rede municipal de ensino material específico aos professores alfabetizadores e orientadores de estudo.

A capacitação dos professores alfabetizadores, ministrada pelos orientadores de estudos, tem duração de dois anos e enfatiza, neste ano, o tema “Linguagem”. Em 2014, a abordagem será da disciplina de Matemática.

Outra novidade é que os professores terão acesso a um sistema informatizado, onde deverão inserir os resultados da Provinha Brasil de cada criança, no início e no final do 2º ano. Através deste sistema, professores e gestores poderão acompanhar o desenvolvimento da aprendizagem de cada aluno e fazer os ajustes necessários para garantir que todos estejam alfabetizados no final do 3º ano do ensino fundamental.

Já no final do 3º ano, os alunos passarão por uma avaliação coordenada pelo Inep. O objetivo será ver o nível de alfabetização alcançado pelas crianças ao final do ciclo. De acordo com a secretária de Educação, Lúcia Thomaz, esta será mais uma maneira da rede analisar o desempenho das turmas e adotar medidas e políticas necessárias para aperfeiçoar o que for necessário.

O Pnaic está previsto no decreto federal 6.094, de 24/04/2007, que diz respeito ao Plano Nacional de Educação.