Atletas da Seleção Brasileira de Luta de olho nas medalhas do Pan

02/07/2007 18:42:16 - Jornalista: Catarina Brust

Faltando 11 dias para o início dos XV Jogos Pan-americanos Rio 2007, os atletas da Seleção Brasileira – A e B – de Luta, que fazem aclimatação em Macaé, treinam forte de olho nas medalhas da competição. “Vamos para brigar por medalhas, pelo menos três, uma em cada estilo (livre masculina e livre feminina e greco-romana) de luta. Pode ser que esse número seja até melhor”, declarou nesta segunda-feira (02), Pedro Gama Filho, presidente da Confederação Brasileira de Lutas Associadas (CBLA) que acompanhou o treino da Seleção Brasileira, na Guarda Municipal de Macaé.

As esperanças de medalha para o Brasil na Luta Olímpica estão depositadas em Caroline Cardoso (medalha de prata no Campeonato Pan-americano de Luta do Rio, em 2006), Rosangela da Conceição (medalha de bronze no Torneio Pan-americano de El Salvador, em 2007), Antoine Jaoude (prata no estilo livre no Pan-americano de Santo Domingo), além de Luiz Fernandes e Rodrigo Artilheiro, da luta greco-romana.

- Todos estão preparados para conquistar uma medalha, depende do sorteio dos adversários. É um torneio forte e nossos maiores adversários são Cuba, Estados Unidos, Venezuela e Canadá. A infra-estrutura da cidade está sendo excelente. Os atletas têm treinado diariamente na Guarda Municipal, na praia de Imbetiba, em frente ao Hotel Panorama (onde estão hospedados) e no Clube Cidade do Sol, onde fazem exercícios de musculação e bicicleta e, relaxamento na piscina - observou Pedro Gama. Os atletas também têm à disposição uma estrutura de ponta para fisioterapia oferecida pelo Instituto de Saúde do Corpo.

Segundo o presidente CBLA a parceria entre a prefeitura de Macaé e a confederação poderia ser estendida até para a criação de um Centro de Treinamento de Luta na cidade. Isso porque os atletas da seleção brasileira de luta, que têm patrocínio para treinar no exterior, escolhem o Canadá e Bulgária. “São os melhores lugares no mundo para o treino de luta livre e greco-romana”, explicou o presidente da CBLA.

A Seleção Brasileira fica em Macaé até esta sexta-feira (06). As competições de Luta Olímpica no Pan Rio 2007, serão disputadas entre os dias 14 e 18, no Pavilhão 4, no Complexo Esportivo do Riocentro, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.

Basquete – Depois da passagem do Revezamento da Tocha Rio 2007 (no dia 11), por Macaé, será a vez da Seleção Brasileira feminina de basquete chegar à cidade. As meninas do Brasil estarão na cidade, no dia 12, para uma partida amistosa contra a Seleção de Cuba. O jogo será, às 18h30, no Ginásio Municipal Engenheiro Maurício Bittencourt, com sorteio de brindes para o público que for assistir a partida. Logo após o jogo, a equipe de Paraolímpica de basquete do Macaé Sports, patrocinada pela prefeitura, fará um amistoso contra a equipe do Espírito Santo.