Aulas da Fábrica da Cidadania começam dia 23

10/02/2010 16:57:17 - Jornalista: Grazielle de Marco

Foto: Kaná Manhães

Candidatos fizeram provas de seleção nesta quarta-feira

As aulas para o curso gratuito de Montagem e Manutenção de Computadores, oferecido pela Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia, iniciam no próximo dia 23. Os candidatos a participar do curso realizaram a prova de seleção nesta quarta-feira (10), durante todo o dia. No total foram 312 pessoas que se concorreram às 120 vagas do curso, distribuídas entre os turnos manhã, tarde e noite.

De acordo com o coordenador do Programa Macaé Inteligente, José Rodrigues, do qual o curso faz parte, os resultados foram entregues aos candidatos 30 minutos após o término das provas. A maior procura foi de pessoas que desejam cursar no turno da noite. O novo período de inscrições será iniciado dia 23 de março.

O curso de Montagem e Manutenção de Microcomputadores oferecido pela Secretaria de Ciência e Tecnologia já é reconhecido regionalmente como uma oportunidade de qualificação gratuita e de qualidade. “Me inscrevi para ter um diploma. Acredito que com o curso saberei mexer melhor no computador o que poderá se transformar em uma oportunidade de trabalho”, disse o candidato Leonardo Luiz Monteiro da Silva, de 17 anos.

O candidato Luis Fernando Messias Pina, de 15 anos concordou. “É uma oportunidade de ocupar meu tempo livre e aprender algo. Acredito que vai melhorar meu desempenho com computadores e futuramente poderei trabalhar com isso”, completou.

Durante as aulas, os alunos montam computadores, a partir de peças recicladas de máquinas doadas por instituições públicas e privadas, que são direcionados às Lan Houses Públicas e escolas municipais. Além disso, o curso possui em sua programação quatro palestras que tem como objetivo a formação humana do estudante.

As Lan Houses Públicas e a Fábrica da Cidadania, onde é oferecido o curso, fazem parte do programa Macaé Inteligente que tem entre os principais objetivos promover a inclusão digital dos cidadãos residentes no município. O programa iniciou em outubro de 2007 e já contabiliza mais de 400 alunos formados, e 19 Lan Houses em funcionamento. Estão previstas para esse anos inaugurações de Lan Houses nos bairros Aeroporto, Lagomar e Malvinas.