Aulas da Fábrica da Cidadania começam na terça-feira

03/09/2009 14:38:05 - Jornalista: Grazielle de Marco

A partir da próxima terça-feira (8), cerca de 120 pessoas terão a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos em reciclagem de lixo tecnológica, cidadania, entre outros. Iniciarão, nesta data, as aulas oferecidas gratuitamente pela prefeitura, através da Secretaria de Ciência e Tecnologia, do curso de Montagem e Manutenção de Computadores.

No total, serão cinco turmas que iniciarão as atividades, nos turnos manhã, tarde e noite. O curso terá duração de três meses, com aulas duas vezes por semana. De acordo com José Vicente Rodrigues, coordenador do Projeto Macaé Inteligente, todas as medidas necessárias para garantia da segurança dos alunos foram tomadas. “Durante o recesso, adaptamos o curso para que respeite as diretrizes de saúde estabelecidas”, explica.

As provas seletivas para o curso foram realizadas em julho, quando mais de 500 pessoas fizeram testes de informática básica. Além de todas as técnicas de montagem e manutenção de micros, os alunos são capacitados também em reciclagem de lixo tecnológico e participam de um ciclo de palestras que prioriza a cidadania, o empreendedorismo, o marketing pessoal e noções de administração.

Durante as aulas práticas, os alunos montam computadores, a partir de peças recicladas de máquinas doadas por instituições públicas e privadas, que são direcionados às Lan Houses Públicas. Os monitores das Lan Houses foram escolhidos entre as três turmas de formandos no curso/estágio prático de montagem e manutenção de microcomputadores. “Esse projeto é pautado no objetivo maior do prefeito Riverton Mussi, que é a inclusão digital”, diz José Vicente.

De acordo com José Vicente Rodrigues, o principal objetivo do curso é a inclusão social e a construção da cidadania. “Estamos capacitando centenas de jovens, e temos tido uma alta taxa de empregabilidade. Isso comprova não só a qualidade do curso que oferecemos como a importância social deste trabalho que vem sendo desenvolvido pela prefeitura”, comenta.

Quem tiver interesse em participar do curso, deve procurar o Telecentro, localizado na Rua Teixeira de Gouveia, 634, a partir do dia 14 de setembro, munido de Identidade, CPF, Título de eleitor, uma foto 3x4 e 1kg de alimento não perecível. Para se inscrever é preciso ter idade superior a 12 anos.

Mais informações podem ser obtidas pelo email macaeinteligente@macae.rj.gov.br ou pelo telefone (22) 2773 3565.