Aulas do Pré-Vestibular Comunitário da Prefeitura de Macaé estão a todo vapor

10/03/2009 10:46:35 - Jornalista: Waleska Freire

Foto: Bruno Campos

Curso Pré-Vestibular Comunitário funciona de segunda a sexta-feira com 160 alunos em cada um dos três turnos

Os 480 alunos do Pré-Vestibular Comunitário da Prefeitura de Macaé começaram as aulas na sede da secretaria municipal de Educação. O curso funciona de segunda a sexta-feira com 160 alunos em cada um dos três turnos. As inscrições estão encerradas, mas há um cadastro na coordenação do Pré-Vestibular Comunitário para preenchimento das vagas dos desistentes. Os interessados devem procurar os funcionários Heloisa, Nelma ou Osmar na secretaria.

Dos 150 concluintes do curso Pré-Vestibular Comunitário de 2008, 45 alunos foram aprovadas nos vestibulares 2009 das universidades públicas e privadas. Segundo o coordenador Reginaldo Moraes, este ano, são seis turmas, sendo duas em cada turno. “Estamos fazendo um cadastro de espera, para que na medida em que houver desistências possamos atender aos cadastrados. Para estudar à noite é preciso apresentar declaração comprovando que trabalha”, destaca o sub-secretário de políticas pedagógicas, Jorge Aziz.

Segundo Reginaldo de Moraes, os resultados obtidos nos vestibulares a cada ano tem sido satisfatórios. “De todos os alunos que chegam ao fim de nosso pré-vestibular, cerca de 50% conseguem ser aprovados nos vestibulares dos quais prestam, e para instituições com excelentes referências como UFF, UFRJ e FeMass”, ressalta.

Ele ainda acrescenta que todo o trabalho realizado é fruto do emprenho e determinação da equipe que coordena o programa. “São profissionais que acrescentam todo o tipo de informações aos alunos, quanto aos cursos que mais possam interessá-los, disciplinas mais importantes em cada área específica e comprometimento com os estudos. Por isso, a cada ano aumentamos a procura e ampliamos resultados positivos”, conclui.

A aluna Silvana Ramos, de 15 anos, confirma a qualidade do ensino oferecido pelo Pré-Vestibular Comunitário da Prefeitura. “Não fica devendo nada aos outros cursos pré- vestibulares. Falo isso porque já estudei em outros lugares mais foi aqui que encontrei um local com um grupo de professores dedicados e atenciosos com os alunos”, diz ela, apontando a disciplina de Física como sua principal dificuldade. “Vou me dedicar aos estudos para corrigir essa deficiência que adquiri no ensino médio”, diz.

O Pré-Vestibular Comunitário atende à demanda dos cidadãos macaenses que tem a intenção de ingressar no Ensino Superior, mas não dispõem de recursos financeiros para arcar com as despesas. Para se inscrever, o aluno deve levar duas fotos 3x4, original e cópia da carteira de identidade, CPF, comprovante de residência e declaração de escolaridade do último ano do Ensino Médio ou de conclusão do curso. Não tem prova, o critério é a ordem de chegada.