Aulas dos cursos profissionalizantes gratuitos da Serra começam segunda-feira

13/03/2009 08:34:18 - Jornalista: Grazielle de Marco

Os moradores do Sana, a partir desta segunda-feira (16), terão a oportunidade de fazer os cursos de qualificação profissionais gratuitos oferecidos pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação. Na Agência Macaé Facilita, será realizada, às 17h, a aula inaugural dos cursos de Inglês Básico, Legislação Ambiental e Auxiliar de Escritório. Esses cursos serão ministrados pelo Centro de Educação Tecnológica e Profissional da Secretaria de Educação.

Na ocasião, a secretária de Educação e vice-prefeita, Marilena Garcia, estará participando do Encontro Estadual do MEC com os secretários municipais no Rio de Janeiro. Ela ressalta que uma das metas do governo Riverton Mussi é que todas as localidades de Macaé tenham acesso aos cursos de qualificação profissional.

“Assumimos o desafio de qualificar 5240 pessoas no Centro de Educação Tecnológica e Profissional até o final do ano e, seguindo as orientações do prefeito Riverton Mussi, estamos levando esses cursos para os locais onde a população precisa. Queremos melhorar a qualidade de vida da população de Macaé através da formação acadêmica e profissional”, ressalta a secretária e vice.

Além da unidade do Sana, o Centro de Educação Tecnológica e Profissional está com inscrições abertas em Glicério e Córrego do Ouro, na Lan House Pública e na Agência do Macaé Facilita. Estão sendo oferecidos os cursos de Inglês Básico e Secretária.

Os interessados devem se dirigir à unidade onde é oferecida a qualificação de interesse, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. É preciso ter no mínimo 16 anos e levar cópias dos comprovantes de escolaridade e residência; identidade; CPF; título de eleitor e uma foto 3x4.

Os cursos fazem parte do Projeto Petrobras Qualificação Profissional de Jovens e Adultos do Programa de Desenvolvimento Social de Macaé e Região (Prodesmar), do qual o Centro de Educação Tecnológica e Profissional, da Secretaria de Educação é o executor. Também fazem parte do projeto a Duplicação da rodovia RJ-106 trecho Rio das Ostras-Macaé, Projeto Monitoramento por Câmeras e Despacho de Viaturas (novo 190) e o Planejamento Estratégico da Região Norte Noroeste.