Aulas gratuitas de balé clássico fazem sucesso na Fronteira

07/05/2008 12:19:37 - Jornalista: Alexandre Bordalo

O Programa Art Luz proporciona aulas gratuitas de balé clássico a dezenas de alunas, com idades entre 11 e 14 anos, provenientes de famílias de baixo poder aquisitivo. As aulas acontecem nas manhãs de segunda e quarta-feira no Sindicato dos Servidores. O professor Robson Escabeche ressaltou que suas aulas primam pela disciplina, pelo condicionamento físico, além da elasticidade dos músculos

Ao som de Tchaikovsky, Bach, Mozart, Handel e outros mestres da música clássica, a atividade acrescentou valores a muitas vidas. Rayana Tavares Sales, de 14 anos, por exemplo, disse que evoluiu culturalmente. “Anteriormente, eu ficava de frente à televisão o dia todo. Agora, minhas ocupações com o balé preenchem minhas manhãs”, ressalta.

- A procura é grande, mas ainda há muitas vagas – diz o professor. Rayana conta que até se apresentou como bailarina no final do ano passado, no Teatro Municipal de Macaé.

- Ao invés da rua, arte – pontua Escabeche. Isso se dá com diversas alunas. Letícia de Carvalho Leite, de 11 anos, ocupa todas as manhãs em atividades do Art Luz (balé, jazz e teatro) e, ainda por cima, tem noções de capoeira.

Robson acrescenta que seu objetivo é tentar educar as crianças, valorizando seus estudos, incentivando-as a obedecer seus pais. ”Também busco saber a nota de cada aluna”, conta. Ele é professor de balé há 20 anos.

Os mandamentos do balé


A essência de todas as danças é exercício físico para qualquer idade. Dá elasticidade, redesenha o corpo e combate o envelhecimento. Qual pessoa do sexo feminino nunca sonhou em ter um corpo elegante, alongado, com porte nobre, sem barriga, igual aos corpos das bailarinas?

Acontece que os benefícios não se restringem ao corpo; a alma também sai ganhando. É que a música clássica e o treinamento despertam emoções, liberam tensões, além de mobilizar sentimentos.


- A aluna tem de interpretar a música que escuta, deixar que o sentimento saia de dentro do coração, da alma. Por tudo isso, o balé proporciona equilíbrio entre corpo e mente, promovendo a harmonia interior. Aumenta a auto-estima e a autoconfiança, dá disposição física e bem-estar, combate a timidez, e desenvolve a musicalidade e a agilidade mental, diz Robson