Aulas sobre Carnaval animam alunos da rede municipal

13/02/2015 17:17:00 - Jornalista: Joice Trindade e Juliene Silveira

Foto: Guga Malheiros

Durante toda a semana, unidades municipais desenvolveram atividades específicas e aulas voltadas para o tema 'Carnaval'

Esta semana, as escolas municipais entraram em ritmo de Carnaval. Alunos do Ensino Fundamental e da Educação Infantil participaram de programações especiais para envolver alunos, pais e responsáveis diante da comemoração da festa mais popular do Brasil.

Durante toda semana, unidades municipais desenvolveram atividades específicas e aulas voltadas para o tema “Carnaval”. Muitas das unidades realizaram oficinas de produção de máscaras, aulas sobre a cultura do Carnaval e projetos específicos com enfoques para história e influência da festa.

Além de confetes, serpentinas, adereços produzidos por alunos e professores, em algumas unidades, a programação foi marcada pela integração dos pais. Uma das unidades que contou com a participação de toda a comunidade escolar foi Alvarez Parada (Imbetiba). A escola que desenvolveu o projeto “Carnaval na escola” teve o auge nesta sexta-feira (13) com a alegria de um trio elétrico, que percorreu a Praia da Imbetiba.

Cerca de 500 integrantes, entre alunos, pais e funcionários, se divertiram diante das marchinhas de Carnaval, que segundo a diretora da unidade, Adélia Matos, foi mais uma oportunidade de socialização dos 550 alunos. Entre elas estava Irma Ferreira, mãe de Lucas Ferreira, de 7 anos. “A festa foi encantadora”, disse. Emocionada, ela contou que as machinhas lembraram os carnavais antigos.

Outras escolas que contaram com bailes de pré-carnaval pra lá de animados foram o Ciep Municipalizado Leonel de Moura Brizola, além das unidades municipais de Educação Infantil Anna Benedicta da Silva Santos e Colégio Municipal Interagir.

Na unidade municipal Interagir, a folia foi motivo de integração da garotada, na quinta-feira (12) e na sexta-feira (13). Animados, alunos na faixa de dois a cinco anos tiveram a oportunidade de colocar fantasias, dançar, cantar e produzir trabalhos artísticos diferenciados.

Nesta sexta-feira (13), o baile de Carnaval da escola foi motivo de orgulho para os pais. Roseli Neres foi uma delas. “Foi tudo lindo. Fui para buscar minha filha, mas ela não quis ir embora, está tão feliz e empolgada, que não para de dançar", contou a mãe da pequena Ariane Neres, de 2 anos.

Para Diana Souza, mãe do Bernardo, de dois anos, a festa foi importante principalmente para a parte pedagógica. Os estudantes do Colégio Municipal Interagir (Centro) também tiveram a chance de se descontrair e aprender sobre o Carnaval nos tempos antigos. De acordo com a diretora da escola, Dilma Almeida, a programação ganhou conotação especial com a exibição de um vídeo contando a história do Carnaval, desde Veneza e das senzalas, até a Marques de Sapucaí.

Para agitar ainda mais os estudantes do Ensino Fundamental, a equipe pedagógica da escola junto realizou um desfile de fantasias entre os alunos. “A programação foi por adesão. Mas, todos quiseram participar, inclusive estudantes com necessidades especiais Os alunos usaram fantasias próprias e também as do acervo da escola", destacou a diretora.

Segundo a secretária de Educação, Lúcia Thomaz, atividades diversas marcaram a volta às aulas. “A educação prima pela cidadania, valores e integração entre a comunidade escolar. Eventos realizados nas unidades como pré-carnaval marcaram alunos e professores. Além disso, no decorrer desta semana, foram realizadas palestras de prevenção à saúde”, finalizou. Em virtude do recesso de Carnaval, a volta às aulas será na quinta-feira (19).


Fotos Relacionadas