Auto da Paixão dá o clima da Semana Santa

23/03/2005 13:38:30 - Jornalista:

Atores macaenses participam do espetáculo, que explora também o folclore brasileiro. O Auto da Paixão acontece este ano na Praia de Imbetiba.

O destaque desse fim de semana, é o Auto da Paixão promovido pela prefeitura de Macaé, Fundação Macaé de Cultura e MacaéTur. O espetáculo será realizado na praia de Imbetiba na sexta-feira e no sábado (25 e 26/3) às 20h. Quarenta e sete atores, seis percussionistas, músicos do Conservatório Macaé de Música e bandas escolares da rede municipal de ensino estarão nos dois palcos montados encenando a vida de Cristo, do nascimento à morte.

A proposta de Ivana Mussi Luz, presidente da Fundação Macaé de Cultura, ao definir o espetáculo desse ano, foi realizar uma concepção mais folclórica, próxima da realidade brasileira. Para isso, os autores Mauro Menezes e Lú Maia realizaram uma pesquisa na Bíblia e no folclore brasileiro. Foram diversos dias dedicados à elaboração de um texto que contasse, de forma mais amena, a vida de Cristo, fazendo um “passeio” pelas tradições do nosso folclore.

- Aproximamos o espetáculo à nossa realidade, ressaltando a mensagem de amor de Cristo, usando para isso, as tradições do nosso folclore. Os autos populares têm o poder de aproximar o espectador da história que é mostrada. O Auto da Paixão com certeza trará muitas surpresas para o público, explica Mauro Menezes.

Em parceria com Luciana Yegros, Ivana Mussi Luz, elaborou as coreografias do Auto da Paixão. “As inserções folclóricas traduzem o fascínio, a magia brasileira. O espetáculo está todo fundamentado em pesquisas que revelam a grande miscigenação do povo brasileiro. O espetáculo conta a vida de Cristo usando o folclore brasileiro para isso”, conta Ivana.

Quem chegar mais cedo na sexta e sábado poderá visitar a tenda que foi armada na praia de Imbetiba e conhecer a pesquisa que foi realizada para a elaboração do Auto da Paixão. Através de painéis o espectador conhecerá todo o processo realizado pela equipe técnica para chegar à concepção final do espetáculo.