Autoridades abrem terceira edição da Protection Offshore

25/06/2008 17:39:20 - Jornalista: Catarina brust

Durante a abertura da Terceira edição da Protection Offshore nesta quarta-feira (25), o prefeito de Maca, Riverton Mussi, assinou decreto que estabelece o programa de SMS (Saúde, Meio Ambiente e Segurança) nas repartições públicas municipais. A prefeitura é pioneira no país na implantação de um sistema de gestão com estabelecimento de políticas e diretrizes para diminuir os riscos de acidentes de trabalho e de doenças ocupacionais.

Participaram da abertura o presidente do MG Media Group do Brasil, Eric Henderson (responsável pela organização do evento); o superintendente da Organização Nacional da Indústria do Petróleo(Onip) e Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP), Alfredo Renault; o representante da secretária de Meio Ambiente do estado, Marilene Ramos, Walter Plácido; o superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Rogério Rocco; o gerente de SMS da Petrobras, José Carlos de Farias; o superintendente do IBP, Carlos Abreu Mendes; o gerente geral da Unidade de Negócios da Petrobras na Bacia de Campos – UN-BC, José Airton de Lacerda; representantes do Corpo de Bombeiros, da Marinha, representantes da sociedade civil, vereadores e secretários municipais.

- A Comissão Macaé de SMS já assinou com o governo do Estado do Rio de Janeiro protocolo de intenções para disseminar o sistema em outros municípios, disse Riverton.

Eric Henderson fez um panorama do evento ressaltando a importância do evento como principal fórum do setor de SMS & Responsabilidade Social. O tema de 2008 é “Uma visão abrangente para uma energia responsável”.

- O evento promove a discussão de novas idéias e iniciativas, e traz novidades como o Espaço S.A. – Sócioambiental, uma área com dois mil metros quadrados com uma usina modelo de reciclagem, onde todo o lixo gerado no evento será reaproveitado. A Rodada de Negócios também é outro ponto alto do fórum.O Ibama também participa do evento, disponibilizando um escritório para esclarecer dúvidas sobre licenciamento ambiental, explicou.

Rodada de Negócios – Alfredo Renault lembrou a importância da Rodada de Negócios durante a Protection Offshore. “Pequenas e médias empresas se encontram com grandes compradores fortalecendo a cadeia produtiva do petróleo. Este ano teremos a participação de 100 empresas apresentando seus serviços e produto em 400 encontros com 10 grandes empresas âncoras”, disse.

Melhorar a estrutura de coordenação geral da área de petróleo e gás para licenciamentos ambientais é um das metas do Ibama, de acordo com Rogério Rocco. “Nossa intenção é melhorar esta área com mais servidores realizando concursos. A área de petróleo e gás movimenta uma grande quantidade de recursos”, ressaltou.

Petrobras – O gerente de SMS da Petrobras disse que a história da empresa é de fortalecimento, soberania e auto-suficiência. “Nos últimos 40 anos aprendemos que tanto a Petrobras quanto a sociedade tem que ter uma mesma unidade de responsabilidade com o meio ambiente. O fundamental para que isso se construa é o respeito à vida para a geração de energia”, disse.

O novo gerente geral da Petrobras UN-BC explicou que vai dar continuidade ao trabalho de seu antecessor, Carlos Eugênio da Resurreição. “Sinto-me como um técnico da Seleção Brasileira que tivesse que assumir o cargo após a saída do Felipão em 2002. Só que a equipe da Petrobras em Macaé se aprimora e não envelhece. Vamos dar continuidade ao trabalho dele (Resurreição), na área de revitalização, produção e SMS. Não adianta produção com muito acidente e poluição, se não tiver saúde. Só em 2007 a empresa investiu R$ 4,3 bilhões em SMS”, informou.

A Protection Offshore vai até sexta-feira (27), das 14h às 21h.A entrada é gratuita, sendo necessário fazer credenciamento. Durante todo o evento são realizadas conferências e rodadas de negócios. Ao todo, 80 expositores e 130 marcas participam do evento.