Avaliações de qualidade de ensino seguem até quinta-feira

02/12/2015 16:30:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Ana Chaffin

Provinha Brasil e Avaliação Macaense de Alfabetização fazem diagnóstico do nível da educação

Começou na rede municipal de ensino o ciclo de avaliações para os alunos do segundo e terceiro ano de escolaridade. São elas a Provinha Brasil e a Avaliação Macaense de Alfabetização, que serão aplicadas até esta quinta-feira (3) nos turnos de funcionamento das unidades.

O Colégio Municipal Interagir (Centro) já fez as duas provas. Com 366 alunos, a unidade aplicou a Avaliação Macaense de Alfabetização para cerca de 70 estudantes. Já a Provinha Brasil envolveu cerca de 60 alunos. Para as diretoras Dilma Almeida (geral) e Danielle Vieira (adjunta), este é o momento de pontuar o que deu certo no ano letivo de 2016. “Avaliações como estas servem de parâmetro para levantarmos a qualidade do ensino”, disse Dilma.

Participantes da Avaliação Macaense de Alfabetização, os alunos Kauan dos Santos e João Vitor Azeredo conceituaram a prova de forma positiva. “Estava fácil. Gostei. Tomara que eu acerte tudo”, contou Kauan.

Já as amigas do segundo ano, Maria Fernanda Moreira e Maria Eduarda dos Santos, destacaram que adoram fazer provas. “Essa escola é muito boa. Quero ser professora quando crescer. Tudo que eu aprendi foi cobrado na Provinha Brasil”, falou Maria Fernanda, de oito anos.

Iniciada nesta quarta-feira (2), a Avaliação Macaense de Alfabetização é direcionada a 2.947 alunos do terceiro ano de escolaridade de 46 unidades municipais. Promovida pela Secretaria de Educação, a Avaliação Macaense de Alfabetização tem o objetivo de observar os resultados obtidos durante o período escolar e realizar diagnóstico do nível de alfabetização e letramento em Língua Portuguesa e Matemática.

A prova, que está sendo aplicada por profissionais como professor orientador, orientador pedagógico e educacional, tem como finalidade possibilitar a realização de um diagnóstico do nível de alfabetização para que possa promover subsídios aos professores e à equipe gestora.

De acordo com o secretário de Educação, Guto Garcia, a intenção da Avaliação Macaense de Alfabetização é nortear as ações de uma política pública voltada para a garantia do direito de aprendizagem.



Provinha Brasil também é aplicada

Outra prova que segue nesta quinta-feira (3) é a segunda etapa da Provinha Brasil. Um total de 2.952 alunos do segundo ano de escolaridade de 47 unidades municipais estão cadastrados na avaliação, realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

Aplicada pelos próprios professores das 138 turmas, a Provinha Brasil é um instrumento de avaliação promovido no início e no término do ano letivo, com a proposta de auxiliar professores e gestores a monitorarem os processos de desenvolvimento da alfabetização.


Fotos Relacionadas