Avança instalação da nova rede de esgoto direcionada à ETE Centro

01/07/2015 15:04:00 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

Foto: Maurício Porão

Ações vão contribuir com a expansão do sistema de esgotamento sanitário

Construindo na Linha Verde a mais nova Estação de Tratamento de Esgoto, a ETE Centro, a prefeitura continua a implantação da rede coletora que será direcionada a esta estação.

Com a construção do primeiro módulo da ETE Centro, que vai tratar cem litros de esgoto por segundo, a nova rede vai atender os bairros da Granja dos Cavaleiros, Bairro da Glória, São Marcos, Cancela Preta e Vale Encantado.

Essa rede já foi implantada em várias vias, como ruas Luís Carlos de Almeida, Carlos Agostinho, Sem nome, Jequitibá, Tupinambá, Tapajós, do Ipê, Tocantins, Alameda Tenente Célio, P1 e Rua Arquimedes de Souza França. Em outras vias, como a Josias Ferreira Lima, Prefeito Aristeu Ferreira da Silva, Rodolfo David Gomes e Aloísio da Silva Gomes, a rede já foi parcialmente instalada e as obras continuam.

A abertura destas redes exige todo um preparo. Algumas ruas são interditadas e outras parcialmente interditadas. Para evitar maiores transtornos aos motoristas e garantir a segurança aos pedestres, os locais recebem sinalização e as obras acontecem dentro da margem de segurança. O número total de metros desta nova rede de escoamento sanitário executado até o dia 27 de junho deste ano é de 5.759 metros.

A implantação do sistema de esgotamento sanitário de Macaé é um trabalho que acontece através do contrato de PPP (Parceria Público-Privada) firmado entre a Odebrecht Ambiental (responsável pelos serviços de coleta e tratamento de esgoto na cidade), prefeitura e a Empresa Pública Municipal de Saneamento (Esane), responsável pela fiscalização.

As obras começaram em abril e seguem sendo executadas por distintas frentes de trabalho em diferentes trechos. A expectativa é que sejam construídos 42 quilômetros de rede coletora, 11 quilômetros de linha de recalque e ainda 35 estações elevatórias (instalações de bombeamento intermediárias) para atender aos bairros: Vale Encantado, Glória, Granja dos Cavaleiros, São Marcos, Novo Cavaleiros e Cancela Preta.

Com a execução da obra da rede coletora, aliada à construção da Estação de Tratamento de Esgoto, todo o esgoto gerado nesta região será coletado, tratado e devolvido ao meio ambiente dentro dos padrões exigidos pela legislação. As ações vão contribuir com a expansão e universalização do sistema de esgotamento sanitário na cidade e ainda eliminar o restante dos pontos de despejo de esgoto dos bairros ao entorno da Lagoa de Imboassica, e melhorar ainda mais a qualidade de vida da população, contribuindo para o desenvolvimento do município e a preservação do meio ambiente.


Fotos Relacionadas