Avenida Nossa Senhora da Glória em fase final de pavimentação

30/09/2008 16:58:09 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

Depois de instalar a nova rede de esgoto na Avenida Nossa Senhora da Glória, nos Cavaleiros, a prefeitura de Macaé finalizando a obra de pavimentação com bloquetes intertravados. As obras estão próximas à sede de praia do Fluminense Futebol Clube. Também prossegue a abertura da ciclovia, que começa no final da Avenida Nossa Senhora da Glória e segue em direção ao Terminal da Lagoa, ao longo da área de proteção da restinga da Praia do Pecado.

Sob a pavimentação com bloquetes na Avenida Nossa Senhora da Glória, a prefeitura instalou mais de mil metros de tubulação de PVC, para o escoamento do esgoto. A nova rede começou a ser instalada na orla da Lagoa de Imboassica e beneficiará também as localidades de Morada das Garças e Vivendas da Lagoa. O investimento é de R$ 2,7 milhões. A tubulação vai coletar o esgoto dessa área e seguirá até a Glória, onde será direcionada ao Canal do Capote, na Linha Verde, e posteriormente à ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) da Virgem Santa, cujas obras serão retomadas.

A prefeitura aproveitou a obra da instalação da nova rede de esgoto para mexer também na pavimentação da avenida, que não estava em boas condições. Segundo a secretaria executiva de Obras (Semob), estão sendo instalados blocos intertravados por ser esse material de absorção mais fácil para o escoamento das águas da chuva e também porque dá à via um visual mais moderno.

O secretário de Obras, Mário Bucker, lembra que as novas tubulações de esgoto vão ajudar na despoluição tanto da Lagoa de Imboassica quanto da Praia dos Cavaleiros, coletando o esgoto das residências situadas nesta área.

Mário Bucker também lembra que essas ações fazem parte do Programa Água Limpa, com o objetivo de solucionar os problemas de alagamentos e coletar 100% do esgoto das residências para as estações de tratamento.

- A prefeitura vem enfrentando o problema crônico dos alagamentos e do lançamento do esgoto in natura em cursos de água, com instalação de novas redes de água pluviais e de esgoto em vários pontos da cidade. O Programa Água Limpa, que contempla a macrodrenagem do município, prevê sistemas de esgotamento sanitários completos, com redes coletoras do tipo separador absoluto, para eliminar o lançamento do esgoto no sistema de drenagem e direcionar esse esgoto às ETEs - concluiu o secretário.