Avenida Nossa Senhora da Glória recebe rede de esgoto e nova pavimentação

21/08/2008 16:25:06 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

A avenida Nossa Senhora da Glória, nos Cavaleiros está recebendo rede de esgoto e pavimentação em intertravados, com blocos de encaixe. A nova rede esgoto é ligada à rede instalada pela prefeitura de Macaé na orla da Lagoa de Imboassica para captar o esgoto da Morada das Garças e Vivendas da Lagoa. Com a continuação da obra, o esgoto dos Cavaleiros e Bairro da Glória será direcionado ao Canal do Capote e, posteriormente a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Virgem Santa.

A prefeitura investe em torno de R$ 2,7 milhões na implantação dessa rede de esgoto, que começou a ser instalada nas proximidades dos quiosques da orla da Praia do Pecado, e terá mais de dois mil metros. Na rede estão sendo empregados tubos de PVC de 200 milímetros. As obras têm prazo de conclusão de cerca de seis meses.

As obras da instalação da nova rede estão sob a responsabilidade da secretaria Executiva de Obras (Semob). Além da rede com tubulações de PVC e da nova pavimentação com intertravados, a partir do início da Avenida Nossa Senhora da Glória, também será recuperada a ciclovia ao longo da restinga da APA da Praia do Pecado, em frente à Rodovia Amaral Peixoto.

O objetivo da instalação dessa rede é a despoluição da Lagoa de Imboassica e da orla dos Cavaleiros, segundo o secretário de Obras, MárioBucker.

- Começamos as obras na orla da lagoa e continuando a instalação também na região dos Cavaleiros e Bairro da Glória. Com a iniciativa da prefeitura, buscamos a despoluição da Lagoa de Imboassica e também da praia dos Cavaleiros, evitando o lançamento do esgoto – disse o secretário.

Essas ações fazem parte do Programa Água Limpa, lançado pela prefeitura de Macaé, com o objetivo solucionar os problemas de alagamentos e coletar 100% do esgoto das residências para as estações de tratamento. Esse programa contempla o projeto de macrodrenagem do município, e as obras buscam solucionar definitivamente os problemas dos alagamentos e do esgoto em toda a cidade.

- Além da macrodrenagem do município, o Programa Água Limpa prevê a construção de sistemas de esgotamento sanitários completos, com redes coletoras do tipo separador absoluto, eliminando o lançamento do esgoto no sistema de drenagem e direcionando o esgoto às ETEs, afirmou o secretário.

Em relação a nova rede na Av. Nossa Senhora da Glória, o secretário de Obras explicou que ao coletar o esgoto das localidades e direcionando a captação para os Cavaleiros e, passando por baixo da pista da Rodovia Amaral Peixoto, chegando ao Bairro da Glória e seguindo em direção ao Canal do Capote, na Linha Verde e à ETE da Virgem Santa, cujas obras serão retomadas pela prefeitura, será evitado assim o lançamento do esgoto in natura na Lagoa de Imboassica e na orla marítima.