Bairros recebem unidade de Estratégia de Saúde da Família

28/07/2014 20:25:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Flávio Sardou

A inauguração da unidade no bairro São José do Barreto aconteceu nesta segunda-feira (28)

 Dando continuidade às ações de fortalecimento da atenção básica, o secretário de Saúde de Macaé, Pedro Reis, inaugurou, na tarde desta segunda-feira (28), a unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF) do bairro São José do Barreto. Na última sexta-feira (25) foi reinaugurada a Unidade Básica de Saúde (UBS) que funciona dentro do Parque de Exposições Latiff Mussi Rocha.

 - A atenção básica deve ser a porta preferencial de entrada do cidadão na rede municipal de saúde, garantindo assim o seu acesso aos princípios de integralidade das ações e reorientação das práticas, embasadas na promoção da saúde. É importante, por exemplo, que uma gestante assistida na rede possa ser encaminhada para a instituição adequada ao seu quadro gestacional -, frisou o secretário, que representou o prefeito Dr. Aluízio.

O vereador César Pereira, representando a Câmara Municipal, enalteceu o fato de a Estratégia Saúde da Família ser uma prioridade do governo municipal. “A demanda por saúde na nossa cidade é grande e a cada dia cresce mais”, disse.

ESF Barreto – A unidade de Estratégia Saúde da Família irá contemplar as famílias dos bairros São José do Barreto, Franco Plaza, Graden, Jardim Franco e prolongamento. Com a inauguração desta nova unidade o município possui agora 27 postos de ESF e três de Estratégia de Agentes Comunitários de Saúde (EACS).

De acordo com dados da coordenação do ESF, aproximadamente 320 famílias já foram cadastradas. A expectativa é de que este número chegue a três mil pessoas, compreendendo mais de 900 famílias.

Através do cadastro será possível traçar o perfil das famílias, identificando os problemas de saúde mais frequentes e de maior relevância da comunidade, como hipertensão e diabetes. Além do atendimento a gestantes, crianças e acamados, entre outros.

O posto contará com médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e agentes comunitários de saúde. E também com a assistência da equipe do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), que conta com fisioterapeuta, nutricionista, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, psicólogo, farmacêutica e assistente social.


Fotos Relacionadas