Balé Giselle encanta Teatro Municipal

10/07/2009 16:17:43 - Jornalista: Eloísa Seady

Foto: Bruno Campos

Balé encerra com chave de ouro programação de aniversário do Teatro Municipal, emocionando o público

Dando prosseguimento as comemorações de 17 anos de fundação, o Teatro Municipal de Macaé recebeu em seu palco na noite de quinta-feira (9), o mais famoso balé de repertório da era romântica, Giselle, apresentado pela Cia Brasileira de Ballet. Com as dependências do teatro lotada, o silêncio reinava e a ansiedade era totalmente visível nas feições de cada pessoa. Afinal era a primeira vez que os macaenses viam uma montagem mundialmente reconhecida.

Giselle é um balé dramático constituído por dois atos, considerado uma das mais puras jóias da dança romântica. Criado originalmente por Jean Coralli e Jules Perrot, com música de Adolphe Adam e libreto de Théophile Gautier e Vernoy de Saint-Georges, estreou em 1841 na Ópera de Paris, constituindo-se numa peça fundamental da dança clássica.

No primeiro ato, o balé conta a história da doce Giselle. A jovem aldeã está apaixonada por Lois, que na verdade é o Duque Albrecht, um nobre disfarçado de camponês. Quando Giselle descobre a fraude, ela fica inconsolável e morre. No segundo ato, o amor eterno de Giselle por Albrecht, que vem a noite visitar seu túmulo, o salva de ter seu espírito vital tomado pelas willis espectrais, os fantasmas vampíricos de garotas noivas que morreram antes do dia do seu casamento, e sua rainha.

Sempre que um homem se aproxima, elas obrigam-no a dançar até a morte. Giselle dança no lugar de Albrecht e, dessa forma, impede que ele chegue à exaustão, quebrando o encanto das willis. No final, ela o perdoa.O figurino e a iluminação foram um show à parte, enriquecendo ainda mais as cenas e valorizando cada passo dos bailarinos. Ao final, o público aplaudiu de pé por mais de cinco minutos ininterruptos o mais tradicional dos balés dos últimos dois séculos.

- Fiquei muito feliz de ver a receptividade de nosso público diante de um espetáculo inusitado, jamais visto pelo público macaense. Dessa forma a Fundação Macaé de Cultura vai trabalhar para dar visibilidade à cidade através da cultura, valorizando os nossos artistas e dando possibilidades a eles de crescimento profissional, declarou a secretária e presidente da FMC, Sheila Polly.

Ficha Técnica:

Música: Adolphe Adam, revisada por Joseph Horovitz

Libreto: Théoplile Gautier, d’après Heinrich Heine

Coreografia: Marius Petipá, d’après Jean Coralle e Jules Perrot

Ensaiador: Jorge Texeira e Tadheo de Carvalho

Figurino: Tânia Agra

Iluminação: Deise Calaça

Cenografia: Carlos Alberto Dalarmelino

Direção Artística, Remontagem e Adaptação: Jorge Texeira