Barra já tem Lan House da Prefeitura

27/01/2009 14:57:31 - Jornalista: Grazielle de Marco

Foto: Ana Chaffin

Computadores foram montados com peças doadas pela Receita Federal

A população de mais um bairro de Macaé ganhou nesta terça-feira (27) a oportunidade de acessar internet gratuitamente. Foi inaugurada pela manhã a Lan House Pública da Barra, localizada na agência Macaé Facilita do bairro. A abertura contou com a presença do secretário de Ciência e Tecnologia, o professor Guto Garcia, e de funcionários da Receita Federal que foram conhecer o projeto.

Segundo Guto Garcia, todos os nove computadores instalados no espaço foram montados a partir de máquinas Caça-níquel doadas pela Receita Federal. “Doze 12 funcionários da Secretaria de Ciência e Tecnologia passaram um mês no depósito da Receita desmontando as máquinas para que pudéssemos reutilizá-las. Aproveitamos CPU, memória, Hard Drive, entre outras peças dos caça-níqueis para a montagem dos computadores. Praticamente só tivemos que comprar os gabinetes”, disse.

No total foram 350 máquinas doadas pela Receita Federal, que, após transformadas em computadores, foram distribuídas pelas Lan Houses públicas do município. “Antes da parceria com a prefeitura, não tínhamos destinação para esse material, e ficamos muito felizes de ver que está sendo utilizado para benefício da população. A idéia das Lan Houses públicas é excelente, porque possibilita à população ter acesso à informação”, ressaltou Bernadete da Penha e Silva, representante da Receita Federal.

Bernadete lembrou que a doação do material faz parte do convênio de educação fiscal, firmado com o município, onde todo o material apreendido é utilizado em benefício da população. “As escolas municipais que tiverem implantado Educação Fiscal, podem solicitar material que necessitem, que fazemos a doação. Esse convênio surgiu a partir do entendimento de que a sonegação prejudica a população, e por isso, seu produto deve ser utilizado em benefício da sociedade”, completou.

O secretário lembrou ainda que a agência foi escolhida para abrigar a Lan House por se tratar de um local onde a população pode obter também outros serviços. “Nossa idéia foi otimizar o espaço da agência e esperamos que tenha o mesmo sucesso que as outras inauguradas em 17 locais do município”, comentou Guto Garcia.

O tempo para usar a Internet é de 30 minutos, prorrogáveis de acordo com a demanda, sendo vetado o acesso a sites eróticos e de jogos. Menores de 18 anos precisam ir com os responsáveis para preencher uma autorização discriminando o horário que podem ficar na Lan House, munidos do xérox da certidão de nascimento.O horário de funcionamento é das 9h às 21h. A partir das 18h, só é permitida a permanência de menores entre 14 e 17 anos.

Todas as Lan Houses são equipadas com computadores reciclados nas aulas do curso/estágio prático de montagem e manutenção de microcomputadores, do projeto Fábrica de Cidadania. Os monitores das Lan Houses foram escolhidos entre as três turmas de formandos no curso/estágio prático de montagem e manutenção de microcomputadores.

Macaé Facilita

A Agência Macaé Facilita é uma parceria entre o Fumdec e as secretarias de Fazenda; Indústria, Comércio, Abastecimento e Energia; Trabalho e Renda; a Fundação Municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca (Agrape); Coordenadoria dos Direitos da Mulher, além do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Viva Cred, Banco do Brasil e Itaú.

O principal objetivo é oferecer orientações para estruturação de quem está no mercado informal e agilizar investimentos para o pequeno agricultor, pescador e trabalhador em geral. Além disso, na agência o cidadão tem acesso à serviços e concessão de linhas de crédito para população de baixa renda, balcão de emprego, cursos, disponibilização e equipamentos para agricultura e pesca, entre outros.

Audio

Entrevistado: Guto Garcia Secretário de Ciência e Tecnologia
Reporter: Carlos Alberto Ticalo