Barramares recebe obra de infraestrutura urbana

17/06/2015 15:14:00 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

Foto: Moisés Bruno

Instalação das redes de esgoto e de águas pluviais, meios-fios, calçadas e pavimentação das ruas estão no projeto

Situada no bairro São José do Barreto, entre a Vila Badejo e o Parque Aeroporto, a localidade de Barramares já recebeu da Prefeitura de Macaé obras de infraestrutura urbana, com ações de instalação das redes de esgoto e de águas pluviais, meios-fios, calçadas e pavimentação das ruas.

Hoje, quem reside no Barramares vive outra realidade, numa área da cidade localizada no Setor Administrativo 6, próximo ao Centro de Convenções e ao Parque de Exposições. O objetivo é oferecer maior qualidade de vida aos moradores, acabando com buracos, lama, pouca iluminação e poeira.

As obras que transformaram o Barramares foram de responsabilidade da Secretaria de Obras Públicas e Urbanismo, que ainda conclui no local uma elevatória, na Rua Elis Regina, para tornar mais fácil o escoamento do esgoto do bairro. Situado no São José do Barreto, o esgoto da localidade está incluído no Subsistema Aeroporto, da Parceria Público Privado (PPP) responsável pelas ações de esgotamento sanitário. O esgoto será direcionado para a Estação de Tratamento de Esgoto do Aeroporto, cujas obras terão início em 2016. Atualmente, a rede de esgoto do bairro está sendo conduzida para a ETE próxima ao Centro de Convenções.

Esta foi mais uma localidade de Macaé a receber ações de infraestrutura urbana, dentro da meta da gestão do prefeito Dr. Aluízio de resolver em 100% o problema de infraestrutura e de saneamento básico em todo o município até o final de 2016.

Orçadas em R$ 5.310.922,22, as obras começaram na rua principal, a Raul Seixas, que está pronta, com redes de escoamento, calçadas, meios-fios e asfalto, assim como todas as outras ruas da localidade, que se caracteriza pelos nomes de ruas homenageando artistas populares: Gonzaguinha, Elis Regina, Raul Seixas, Tim Maia, Cazuza, entre outros. A comunidade surgiu há 13 anos, sem nenhuma infraestrutura e hoje conta com cerca de dois mil moradores. As obras de urbanização começaram em agosto de 2013.

De acordo com informações da Secretaria de Manutenção, as ruas da comunidade receberão agora a sinalização, tanto horizontal quanto vertical. O Barramares deverá receber ainda outros benefícios, como áreas de lazer, praças, parques infantis e quadras esportivas.


Fotos Relacionadas