Biblioteca Municipal ganha 140 livros

05/10/2005 19:19:25 - Jornalista: Janira Braga

Cento e quarenta títulos de Affonso Romano de Sant’Anna, Marina Colasanti, Zuenir Ventura e Fernando Sabino foram doados nesta quarta-feira (5) pelo projeto “TIM Grandes Escritores” para a Biblioteca Pública Municipal Dr. Télio Barreto, dentro de uma parceria da TIM, com a prefeitura, por meio da Fundação Macaé de Cultura (FMC).

A solenidade de entrega dos livros aconteceu na prefeitura e contou com a presença da presidente da FMC, Ivana Mussi, do presidente da Fundação Educacional de Macaé (FUNEMAC), Jorge Aziz, do secretário de Comunicação Social, Romulo Campos e do escritor Affonso Romano de Sant’Anna.

Para Ivana Mussi, a literatura é o berço da educação e cultura. “Precisamos desmistificar que o livro é de difícil acesso. Temos uma biblioteca, movimentos literários nas escolas. A Fundação Macaé de Cultura e a Secretaria de Educação estão firmando uma parceria para inserir na grade curricular a literatura africana”, afirmou, destacando que a FMC estimula as diversas manifestações culturais. “Criamos a Escola de Arte Maria José Guedes, que contém a Biblioteca de Arte”, exemplificou.

O escritor, poeta, ensaísta, cronista e professor universitário Affonso Romano de Sant’Anna destacou que o projeto é original em comparação com diversos outros que existem no país. “O projeto não se trata apenas de levar um escritor a uma cidade. Existe a preocupação de doação de livros. O autor passa, mas o livro fica”, ressaltou.

De acordo com o idealizador e coordenador do projeto, Marcelo Andrade, no Estado do Rio, sete municípios já foram beneficiados com o programa, e no Espírito Santo, três. “Em Minas Gerais, 30 cidades fazem parte do projeto nestes quatro anos de existência”, disse. O projeto já doou 1,4 mil livros no Rio e no Espírito Santo e vai doar outros 2,7 mil em Minas”, disse. “A TIM, como empresa que presta serviço na área de comunicação, acredita que tem responsabilidade em desenvolver cultura”, afirmou a coordenadora de assessoria de imprensa, Ana Paula.

“Cartas perto do coração”, de Clarice Lispector e Fernando Sabino foi um dos livros doados. O livro reúne correspondências trocadas entre os dois escritores quando Clarice viveu no exterior, acompanhando o marido, o diplomata Maury Gurgel, em constantes trocas de países. Alguns títulos de Affonso doados são: “Canibalismo Amoroso”, “Homem que conheceu o amor”, “Fizemos bem em resistir”, “Grande fala do índio Guarani”, “Vestígios”, “Política e paixão”, “A vida por viver”, “Textamentos”, entre outros. Os títulos já estão disponíveis para a comunidade na Biblioteca Municipal.

Mais Detalhes...